Exposição Amazônia Mundi: uma experiência na floresta
Os participantes do Qualidade de Vida tiveram uma amostra das sensações despertadas em um passeio pela floresta Amazônica durante visita à exposição Amazônia Mundi, que ocorre no Sesc Itaquera em São Paulo.
Divididos em dois grupos, os 25 colegas que foram até o enorme galpão transformado e floresta caminharam por mais de 1 hora guiados por um instrutor para aguçar seus olhos e ouvidos com as imagens e sons típicos da Amazônia – desde canto das aves até o vento nas árvores – bem como tocar em objetos que simulam a pelagem de animais e suas texturas.
Na experiência está inclusa a forma de viver dos índios daquela região (o espaço conta com uma oca construída pelos Wayana), esculturas gigantes de animais característicos da Amazônia e instalações suspensas que remetem ao ciclo das águas (rios voadores).
Esse último, inclusive, proporciona aos visitantes a conscientização da importância da floresta em relação às chuvas, que este ano andam tão escassas por aqui.
Quem não foi ainda pode aproveitar
A coordenação do Qualidade de Vida indica o passeio aos colegas que não puderam participar. E ainda tem bastante tempo pra isso. É que a exposição Amazônia Mundi estará aberta a visitação até maio de 2015 no Sesc Itaquera (Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Parque do Carmo, Zona Leste) em São Paulo.
As visitas podem ser realizadas de quarta a domingo, das 9h30 às 16h30. O Sesc oferece agendamento gratuito para grupos, que pode ser feito por telefone (11) 2523-9286 ou e-mail amazoniamundo@itaquera.sescsp.org.br . Aos sábados há visita monitorada para o público espontâneo, às 14 horas.
Texto: Erika C. Soares
Fotos: Camila de Oliveira