#EuSouCabesp: Confira propostas de Wagner Cabanal e Mauricio Danno
Com as eleições da Cabesp já em curso, os candidatos Wagner Cabanal (Diretoria Financeira) e Mauricio Danno (Diretoria Administrativa) apoiados pela Afubesp/CNAB, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-SP e Contraf-CUT apresentam algumas de suas propostas. Confira:
De olho nas finanças, mas com foco no associado
Sem descuidar das finanças, que hoje é estável – a Cabesp possui superávit de mais de R$ 560 milhões e patrimônio de mais de R$ 6 bilhões-, o momento é de voltar às atenções para os banespianos. O patrimônio pode e deve ser usado a serviço de seus associados, visto que não é um plano de saúde comercial, mas sim uma Caixa Beneficente, como seu próprio nome diz.
Melhorar a rede credenciada
A principal queixa dos banespianos do interior é o número de médicos especialistas, clínicas e hospitais credenciados na rede da Cabesp. É inadmissível, por exemplo, um associado precisar viajar para consultar-se com um oftalmologista. Essa é uma situação comum atualmente. A falta de profissionais é uma reclamação que se arrasta por anos, mas que pode ser sanada com planejamento e vontade.
Gestão participativa
Os representantes eleitos da Cabesp devem estar próximos dos banespianos, manter um canal de diálogo para ouvir as demandas e entender as necessidades dos associados. A distância dos atuais eleitos está claramente refletida na insatisfação dos colegas demonstrada em cada encontro de banespianos, como os que ocorreram em Presidente Prudente e em Assis no início deste semestre. Realizar reuniões nas regiões e estar em contato com o banespiano faz parte da meta dos candidatos da chapa Mãos Dadas pela Cabesp.
Rediscutir a coparticipação
Embora seja um instrumento importante para manter a segurança financeira da nossa Caixa, a coparticipação é também a responsável por distanciar pessoas dos médicos e exames preventivos, fundamentais para manutenção da saúde. Isso porque, a taxa tornou-se muito alta para muitos colegas arcarem.
Dessa forma, a chapa propõe rediscutir este assunto a fim de evitar que os usuários da Cabesp sejam obrigados a buscar o Sistema Único de Saúde para consultas e tratamentos.
Ampliar campanhas de promoção à saúde
A Cabesp precisa de campanhas de promoção à saúde mais efetivas. Não basta enviar carta aos associados lembrando-os de realizarem exames preventivos. É preciso sim, isentar homens e mulheres – que se encontram em faixas etárias de risco de doenças como câncer de próstata, colo de útero e mamas – de pagar a coparticipação. A isenção também pode e deve se estender para aqueles que sofrem com doenças crônicas, como as cardiológicas e diabetes, por exemplo. Não pagar pelos exames é o melhor incentivo!
Perenidade e segurança
A Cabesp é hoje uma entidade sólida, forte e em segurança. Muito disso se deve ao movimento sindical que brigou para que ela permanecesse viva mesmo depois dos 60 meses obrigatórios previstos no edital de privatização do Banespa. Ano a ano, as entidades sindicais e de representação negociam as questões dos funcionários e assinam o termo de compromisso de manutenção de patrocínio à Cabesp. Wagner Cabanal e Mauricio Danno fazem parte deste time de pessoas que lutaram pelo Banespa como banco público e pela manutenção da Cabesp e do Banesprev.