Estudo de segunda opinião sobre Plano II é apresentado aos colegiados do Banesprev
Na última semana, cumprindo deliberação da assembleia de participantes do Banesprev, realizada em abril de 2013, foi apresentado ao Comitê Gestor do Plano II e demais órgãos de governança da entidade, o estudo de segunda opinião das contas referentes ao exercício de 2012 e ainda os cenários para os próximos anos.
A primeira parte do estudo mostra que as contas apresentadas no final do exercício de 2012, pelo atuário responsável pelo plano, que apresentaram déficit técnico atuarial de R$ 170 milhões foram atestadas como condizentes pela empresa contratada. Para esclarecer: atuário é o profissional responsável pela mensuração do passivo do plano, bem como o custeio para fazer frente aos benefícios contratados.
A segunda parte do trabalho foi realizada em cima de simulações com premissas/hipóteses atuariais algumas com maior grau de estresse, ou seja, mais conservadoras do que as atuais praticadas pela entidade no momento.
Apesar de algumas serem extremamente conservadoras, podem vir a ser adotadas no futuro devido a vários fatores, como por exemplo: maior longevidade dos participantes, queda da taxa de juros do país, alterações normativas, crescimento salarial dos participantes ativos, rotatividade, probabilidade de aposentadorias, etc.
“O relatório final, inclusive com sugestões da empresa contratada, ainda não está totalmente concluído, entendemos que seria melhor uma análise mais aprofundada de seu conteúdo para emitirmos opiniões sobre o mesmo”, explica o secretário-geral da Afubesp e representante eleito do Comitê Gestor do Plano II, Walter Oliveira.