Eleições Banesprev: Conheça as propostas dos nossos candidatos
A chapa Banesprev Somos Nós traz candidatos reconhecidamente engajados nas lutas dos banespianos, que fazem os enfrentamentos necessários e possuem conhecimento técnico. Nas eleições de 1º a 15 de março para o Conselho Deliberativo e Comitê Gestor do Plano II, vote nos integrantes da chapa! Clique aqui para ler a trajetória dos candidatos.
Conheça abaixo algumas propostas:
Eleição da sétima vaga no Conselho Deliberativo
O Conselho possui sete vagas, uma delas – que era preenchida pelo Diretor Representante – está vazia e é nossa reivindicação histórica torná-la eletiva visando equilibrar as forças entre os indicados do banco e os eleitos. A conquista da eleição resgataria a composição original com a paridade para garantir tranquilidade aos participantes.
>>> Leia mais: Sétima vaga de volta ao foco
Fim do Voto de Minerva
Queremos o fim do voto de minerva na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo para dar mais poder aos participantes.
Enfrentamento com o Santander
Para tratar de assuntos que geram conflitos de interesses com o banco é necessário representantes que saibam fazer o enfrentamento com o Santander. Além de conhecer a realidade do Banesprev, somos nós que sempre travamos as lutas em defesas dos direitos dos banespianos.
Alteração no equacionamento de déficits
Estamos auxiliando na alteração na forma de equacionamento (CGPC 26/2008), que deve ser publicada até abril deste ano e pode impactar no plano II. Os benefícios são projetados para décadas e o equacionamento é imediato, dependendo do caso. Nos planos superavitários, os recursos voltam ao patrocinador, o que desrespeita as leis previdenciárias.
Diminuição de taxas de administração
O Santander tem condições de diminuir os valores cobrados do Banesprev para administrar os recursos que estão sob sua gestão. Por legislação, os ativos financeiros devem ser custodiados por um banco. Pesquisas no mercado financeiro demonstraram que outras entidades pagam valores menores para o Banco Santander que o próprio Banesprev, que é um fundo patrocinado pela instituição.
Pretendemos orientar e auxiliar a Diretoria executiva em projetos de melhora dos controles internos bem como propor alterações na gestão, como na carência nas parcelas de empréstimos pessoais referentes aos meses de janeiro e fevereiro, além da antecipação da folha de pagamentos referente ao mês de dezembro.