Diretor Isaías Dias é eleito em comitê de participação social da EBC
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou no início de dezembro o resultado do processo eleitoral dos membros do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI). O diretor da Afubesp, apoiado pelo Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), foi eleito com 197 votos.
Dias, pessoa com deficiência, é ex-membro do Conselho Curador da EBC que foi cassado em 2016 durante o governo Michel Temer e vice-presidente do CONADE na gestão 2010/2011. O comitê será composto por 27 membros e 27 suplentes, sendo 11 da sociedade civil, de diversas áreas. Do total de eleitos, quatro faziam parte do conselho quando o mesmo foi extinto: Isaías, que ficará com a vaga PCD, Ana Luísa Fleck na vaga de mulheres, Akemi Nitahara pelos trabalhadores da EBC e Rita Freire.
Desde a cassação do conselho, frentes reivindicavam o restabelecimento da participação social na comunicação pública. Atualmente, a EBC exibe sua programação em 43.57% dos municípios brasileiros (2.427 cidades) e tem a quinta maior audiência do país. Segundo o dirigente, se faz extremamente necessário que a programação da rede contemple a realidade das mais diversas áreas da sociedade civil.
“O resultado é uma vitória de todos, uma forma de inclusão com pautas que refletem as questões da população nos veículos públicos”, comemora Isaías Dias.
O conselho com poder consultivo abrange as rádios, inclusive a Rádio Nacional e Radioagência, TV Brasil e Agência Brasil.
Diversidade na comunicação
Criada neste ano, a CPADI tem como missão apoiar, fortalecer e concretizar políticas de promoção da igualdade e da defesa de Direitos Humanos, visando o desenvolvimento de ações afirmativas; o reconhecimento da diferença e da diversidade; à garantia dos direitos de pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres e LGBTQIAP+.
Afubesp