Dica Cultural: Programe-se para a Flip, que este ano homenageia o autor imortal João do Rio
Paulo Barreto (1881-1921) foi um cronista prolífico, teatrólogo, jornalista e ensaísta considerado como um dos autores mais importantes do século XX. Ainda que seu nome de batismo não seja tão reconhecido de pronto, seu pseudônimo de “João do Rio” é a alcunha mais famosa. Para reconhecer e desbravar suas obras, a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) irá homenageá-lo no evento que ocorre de 9 a 13 de outubro em Paraty (RJ).
A Afubesp traz a dica com antecedência para que os sócios possam se programar para a viagem.
João do Rio revolucionou a literatura brasileira ao misturar os gêneros de reportagem e ficção como cronista, trabalhando toda sua vida como repórter em jornais e revistas. Assim, fundou a crônica moderna.
“(A crônica) é um gênero totalmente brasileiro. Vem um pouco da tradição do ensaio, claro, mas aqui ganhou pitadas de humor, de observação sagaz. João do Rio, como um dos pioneiros, foi além: registrou a história de uma cidade que se transformava, e não é exagero dizer que ele fez uma etnografia no início do século”, conta a curadora Ana Lima sobre o autor.
Sua matéria prima vinha da observação perspicaz da vida urbana do Rio de Janeiro, até então capital do Brasil e em pleno crescimento desordenado. Transitava de Paris, na França, até os morros do Rio na Belle Époque com a mesma fascinação, documentando contradições e vivências. Seu traço mais interessante era a maneira única de relatar os hábitos e manifestações da cidade, desconhecidos por muitos.
Ingressou na Academia Brasileira de Letras (ABL) aos 29 anos de idade. Além de João do Rio, também adotou outros pseudônimos como Claude, Caran d’Ache, Joe, José Antônio José.
Percorreu o mundo conquistando admiradores, sendo responsável inclusive pela tradução das obras do escritor irlandês Oscar Wilde. Quando morreu de ataque cardíaco aos 40 anos, havia publicado 25 livros e mais de 2,5 mil textos em jornais e revistas.
A próxima edição da Flip ajudará a entender o contexto histórico de suas obras, além de aplicá-las ao cenário atual.
Serviço
Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
09 a 13 de outubro
Paraty (RJ)
www.flip.org.br
Letícia Cruz – Afubesp