Dica Cultural: No Dia do Teatro, Afubesp sugere espetáculos a apenas R$ 5
A Afubesp oferece uma parceria especial com o Cheque Teatro onde os associados podem adquirir vouchers por apenas R$ 5,00, e acompanhantes têm até 80% de desconto nos ingressos. Os vouchers podem ser retirados diretamente na nossa sede (Rua Direita, 32 – 2º andar).
Para celebrar o Dia Nacional do Teatro, sugerimos duas peças imperdíveis para aproveitar a parceria:
“O Mundo de Edgar Allan Poe”
Uma peça que reúne contos icônicos como “A Máscara da Morte Rubra, Gato Preto e O Corvo”, com um cenário sombrio e estilizado, a montagem destaca o suspense e o misticismo característicos do autor, criando uma atmosfera de tensão e reflexão. O espetáculo acontece no Teatro Unicid às sextas e sábados, às 21h, transporta o público para um universo fantástico de medo e loucura, onde temas como isolamento e desinformação são mais atuais do que nunca.
“A Bela e a Fera – O Musical”
Para o público infantil, a dica é este clássico atemporal, em cartaz no Teatro Ruth Escobar até 27 de setembro. O clássico conto de fadas ganha vida com cenários e figurinos encantadores, tudo em uma produção musical cantada ao vivo. A história acompanha Bela, uma jovem corajosa que troca sua liberdade pela do pai, prisioneiro de uma Fera misteriosa, e descobre que o amor pode transformar até os corações mais duros.
Celebração do teatro
Comemora-se no dia 19 de setembro o Dia Nacional do Teatro, uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. A origem do teatro remonta a rituais religiosos, mas foi na Grécia Antiga que ele se consolidou como forma de expressão artística. O termo “teatro” vem do grego theaomai, que significa “olhar com atenção, perceber, contemplar”.
Essa data foi instituída no Brasil por meio do Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados. Mais do que entretenimento, o teatro é uma ferramenta de resistência política e social, essencial para a cultura brasileira.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a arte promove saúde física e mental. Após analisar mais de 900 estudos globais, a organização comprovou que a arte pode ajudar a entender e expressar emoções, estimular os sentidos, desenvolver empatia, melhorar a memória e concentração, além de controlar a ansiedade. Além disso, a prática artística funciona como uma forma de meditação, contribuindo para o relaxamento e a redução do estresse. Na terceira idade, ele também atua na prevenção da demência e no aprimoramento da atenção e memória.
Desafios do acesso à cultura no Brasil
O teatro junto com outras manifestações artísticas, tem um papel ainda mais profundo, pois contribui para a formação de habilidades interculturais, combate preconceitos e transforma a forma como as pessoas interagem com o mundo.
Apesar da relevância, o acesso à cultura no Brasil ainda é elitizado. Dados do IBGE mostram que 42,5% dos municípios não têm cinemas, 30,6% não possuem teatros ou casas de espetáculos e 31,4% não têm museus. Além da escassez de equipamentos culturais, fatores como deslocamento difícil e preços altos também dificultam o acesso.
Gabriela Almeida – Afubesp