Dica Cultural: Inclusão é tema de festival de filme sobre deficiência
De 23 de setembro a 5 de outubro, a cidade de São Paulo sedia a sétima edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. A mostra exibe 33 filmes e promove quatro debates sobre os temas autonomia, imagem e estigma, ser artista e autismo. Estarão em cartaz ficções, animações e documentários de 20 países.
O Brasil participa com sete produções: E Agora José, Maria e João, de Marcio Takata; Conjuntos, de Rodrigo Cavalheiro e Monica Farias; Tatuagem e Terremoto, de Sávio Tarso e Nilmar Lage; Marcelo, de Jéssica Lopes; A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro; Marina Não Vai à Praia, de Cássio Pereira dos Santos; e Outro Olhar, de Renata Sette.
“O amor e as lutas políticas das pessoas com deficiência já foram temas do festival. Este ano, recebemos uma grande quantidade de filmes sobre pessoas com autismo, com Síndrome de Down e deficiência intelectual. Mas o grande tema deste ano, que norteia a maior parte dos filmes, é a autonomia, a possibilidade de uma vida com independência. Este assunto surge como o grande objetivo, o grande desejo, o grande sonho. Os filmes, em seu conjunto, nos trazem um belo repertório de experiências, dificuldades e conquistas”, afirma a curadora do evento, Laura Pozzobon. Depois de passar por Rio de Janeiro e São Paulo, o evento deve ser realizado em Brasília em março do ano que vem. Confira a programação completa em www.assimvivemos.com.br. Grátis.
Rede Brasil Atual