Dica Cultural: Festival Mário de Andrade celebra o centenário do surrealismo em São Paulo
De 15 a 17 de novembro, São Paulo recebe a quarta edição do Festival Mário de Andrade, com uma programação gratuita e diversificada no centro da cidade. O evento celebra os 100 anos do Manifesto Surrealista de André Breton, destacando a influência do movimento no Brasil e homenageando os poetas Sérgio Lima e Claudio Willer.
O movimento surrealista surgiu na década de 1920, em Paris, destacando-se pela expressão artística dos sonhos e do inconsciente em contraponto ao racionalismo. Entre os expoentes estão Breton, Salvador Dalí, Max Ernst, entre outros vanguardistas.
A edição deste ano foca em editoras independentes e traz mais de 40 estandes com livros, lançamentos e bate-papos com autores. O festival inclui também debates, exposições, shows e performances teatrais, com uma programação que valoriza a diversidade de vozes e temas na literatura brasileira.
A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, as Praças das Artes e Dom José Gaspar serão os principais locais de atividade, com a Avenida São Luís interditada no fim de semana para a realização das atrações. Além das feiras de livros, haverá mesas de discussão sobre o impacto do surrealismo e a participação das mulheres no movimento.
Serviço:
• Data: 15 a 17 de novembro
• Horário: das 10h às 21h
• Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Praças das Artes e Dom José Gaspar, Centro de São Paulo
• Entrada: Gratuita
Afubesp