Dica Cultural: “Ensaios para o Museu das Origens” instiga reflexão no Itaú Cultural e Instituto Tomie Ohtake
Com obras que instigam a reflexão, a exposição “Ensaios para o Museu das Origens” é uma experiência imperdível para quem busca uma imersão única no universo das expressões artísticas contemporâneas.
A exibição é uma colaboração entre o Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake que reúne uma rede de instituições culturais, museus e espaços de memória para celebrar as ricas narrativas de nosso país, formado por diversas influências culturais e palco de lutas pela existência de seus povos.
Inspirada no projeto do crítico de arte, jornalista e professor Mario Pedrosa, a exposição reflete sobre a importância desse momento e sua relevância no cenário político e cultural atual. A proposta de Pedrosa, que buscava a criação de cinco museus interligados, infelizmente não se concretizou, mas sua visão permanece viva nesta exposição.
A mostra está dividida em cinco núcleos, proporcionando uma rica imersão no pensamento de Mario Pedrosa. Além disso, artistas convidados trazem contextos que vão além das palavras, abordando questões contemporâneas.
Locais:
Itaú Cultural:
Endereço: Avenida Paulista, 149, Paraíso – São Paulo/SP
Horário de visitação: Terça a sábado, das 11h às 20h; Domingo, das 11h às 19h; Pisos 1, -1 e -2.
Instituto Tomie Ohtake:
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros – São Paulo/SP (entrada pela Rua Coropés, 88)
Horário de visitação: Terça a domingo, das 11h às 20h.
A entrada é gratuita e a visitação vai até domingo 28 de janeiro de 2024. Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência cultural enriquecedora.
Gabriela Almeida – Afubesp