Dica cultural: cheia de lendas, vila de Paranapiacaba sedia festa do Dia das Bruxas

A neblina que cobre as ruas de Paranapiacaba, em Santo André, já cria por si só o clima ideal para o mistério. E, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a vila entra mais uma vez na brincadeira com o Halloween de Paranapiacaba. O evento terá direito a monstros, trilhas assombradas, shows, oficinas e a tradicional caça aos doces para as crianças.
Visitantes de todas as idades poderão explorar os cantos da vila em meio a uma decoração temática, com criaturas que surgem entre as casas de madeira e o vapor das antigas locomotivas. É uma oportunidade única de vivenciar um dos lugares mais enigmáticos do estado, conhecido por suas lendas e pela aura sobrenatural que encanta os mais curiosos.
O evento é gratuito e, para participar, basta chegar bem disposto para caminhar pelas ruas estreitas que não podem ser acessadas com carro.
Como chegar por transporte público
A forma mais prática e econômica de chegar até lá é pelo sistema metropolitano de trens.
Para isso, pegue a Linha 10–Turquesa da CPTM (Brás-Rio Grande da Serra). Desça na Estação Rio Grande da Serra, a última do trajeto.
Ao sair da estação, siga até o terminal de ônibus municipal, bem em frente. Lá, embarque no ônibus para Paranapiacaba (Linha 424 ou 425), que faz o trajeto final até a vila. A viagem leva cerca de 20 a 30 minutos e o desembarque acontece próximo ao portal de entrada da vila.
Outra alternativa é sair diretamente de São Paulo, partindo do Terminal Rodoviário do Tietê, no ônibus da Viação Riacho Grande para Santo André. De lá, é possível seguir o mesmo caminho: embarcar na Linha 10–Turquesa até Rio Grande da Serra e depois no ônibus local para Paranapiacaba.
Afubesp