Dica cultural: 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro promove resistência em São Paulo
Entre os dias 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e 15 de dezembro, o Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, será palco da 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE). O evento celebra duas décadas de resistência e reflexão sobre a presença da cultura negra no cinema, promovendo inclusão e valorizando a representatividade afrodescendente.
Com o tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, a MICINE oferece uma programação que inclui exibições de filmes, debates, lançamentos de livros e músicas, além de apresentações artísticas de jovens negros. A curadoria, assinada pelo professor Celso Luiz Prudente, criador da mostra, destaca a dinâmica educacional das relações étnico-cinematográficas e as demandas culturais e acadêmicas que atravessam a produção audiovisual afro-brasileira.
Dois novos filmes produzidos por professores da Faculdade de Educação da USP serão lançados em eventos especiais, antecedendo a abertura oficial da mostra:
– “Negras Reitorias”, documentário dirigido por Celso Luiz Prudente, será exibido no dia 18 de novembro, na Faculdade Sesi de Educação, destacando professores e professoras negras que ocupam os cargos máximos em universidades brasileiras.
– “Alma e Sangue no Atlântico Negro – o pensamento de Luiz Felipe de Alencastro”, dirigido por Rogério de Almeida, terá sua estreia no dia 19 de novembro, no cine REAG Belas Artes, abordando o pensamento do renomado historiador Luiz Felipe de Alencastro.
No dia 22 de novembro, o Centro Cultural Fiesp sediará a cerimônia de premiações e honrarias, destacando o compromisso da MICINE com a democratização do acesso à cultura e o incentivo à produção de obras que contemplem as diversas expressões artísticas.
Não deixe de conferir!
Para mais informações, acesse o site.
Serviços
20ª Mostra Internacional de Cinema Negro
Data: 20 de novembro a 15 de dezembro
Endereço: Centro Cultural FIESP – Av. Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo
Entrada gratuita