Dia do idoso: Longevidade e vida ativa
Nesta terça-feira (1º), celebra-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas de mais idade.
Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas no mundo possuem 60 anos ou mais. Em 2050, serão mais de dois bilhões de indivíduos idosos (cerca de 20% da população do planeta), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 28 milhões de idosos, o que significa, aproximadamente, 13% da população do país, de acordo com a mais recente projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pensando na longevidade e no bem-estar de seus associados, a Afubesp oferece há 13 anos o programa Qualidade de Vida, que proporciona lazer, cultura e conhecimento por meio de oficinas, atividades físicas, palestras e passeios realizados uma ou duas vezes ao mês.
Estatuto do idoso
Há 16 anos foi criado o Estatuto do Idoso (Lei Federal, nº 10.741). São 118 artigos que tratam de questões prioritárias aos idosos, como direitos à liberdade, à respeitabilidade e à vida. A lei também abarca os temas de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, profissionalização, trabalho e previdência social, entre outros.
A Longevidade na Arte
Para comemorar esta data, o Sesc São Paulo realiza a terceira edição da Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte. De 1º a 13 de outubro, 26 atividades, entre espetáculos de dança e teatro, intervenção artística e bate-papos, acontecem em 39 unidades do Sesc no estado.
Confira programação completa – clique aqui