Dia do Cliente: Falta respeito dos bancos, sobra reclamações dos clientes
O Dia do Cliente é comemorado nesta terça-feira (15 de setembro), e a data foi criada para homenagear o vínculo entre clientes e comércio. No entanto, entre as instituições financeiras e bancos, pouco há o que brindar: os cinco maiores bancos do país ocupam lugares pouco prestigiosos no ranking de reclamações feitas por clientes no Banco Central. E os responsáveis pelo desempenho ruim ante o consumidor não são os bancários e sim, os bancos e suas práticas.
Os bancos PAN, BMG e Inter ocupam os primeiros lugares respectivamente, porém têm menos reclamações reguladas procedentes. Entre os bancos varejistas, o Santander lidera essa lista repetidas vezes, seguido pela Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. De acordo com dados do BC sobre o segundo trimestre de 2020, o banco teve um total de 11.006 reclamações e, ao final, 2.040 foram consideradas procedentes. O índice de reclamações é de 41,35 (cálculo do número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por mil).
Entre as reclamações mais frequentes a respeito do banco estão a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito; e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM.
Atenção, cliente: o Banco Central tem o dever de fiscalizar as atividades dos bancos. Se você deseja fazer reclamação sobre algum serviço que o banco não prestou corretamente, o BC pode auxiliar na esfera administrativa. Você pode registrar uma reclamação por meio das Ouvidorias dos bancos, supervisionadas pelo BC. Caso o problema não seja resolvido, entre em contato direto com o Banco Central por telefone (145), por carta, ou pela internet (Clique aqui).
Bancários e clientes merecem respeito
Não é difícil entender o motivo do descontentamento do consumidor. Mesmo durante uma pandemia, onde o funcionamento das agências já é atípico, o Santander não cessou a sua cobrança abusiva de metas, criando inclusive uma campanha chamada ‘Rumo a Mais um Milhão de Clientes’, em que bancários precisam ir às ruas mesmo sob risco de contaminação, colocando o lucro acima das vidas dos trabalhadores. O banco foi o primeiro a demitir durante a crise, e estas demissões geraram mais sobrecarga de trabalho em quem continua no posto, que não recebem a remuneração compatível e ainda acumulam metas para cumprir.
Afubesp