| Os funcionários do ABN/Real e do Santander protestaram nesta quinta-feira, dia 20, em defesa dos mais 54 mil empregos mantidos pelos dois bancos no Brasil. Os trabalhadores dessas instituições vivem a expectativa de uma fusão que – se levada em conta a conduta do setor em outros casos – pode gerar demissões em massa.
No ato, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo também debateram a campanha nacional com a bem humorada paródia dos jogos Parapan-Americanos, o Paraban. Os bancários e a população que circularam em frente à matriz do ABN, na Avenida Paulista, participaram, ainda, de abaixo-assinados por um projeto de lei que proíba demissões em processos de fusões, além da ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe dispensas imotivadas. No ato foram recolhidas mais de 700 assinaturas que serão somadas a outras tantas e levadas à Brasília entre os dias 25 e 27 em jornada de luta promovida pelos sindicatos. Para ler e participar dos abaixo-assinados clique aqui. A auxiliar de limpeza Maria José, 32 anos, aderiu ao abaixo-assinado depois que diretores do Sindicato explicaram qual o objetivo das assinaturas. “Temos que exigir os nossos direitos”, afirmou. Um bancário aproveitou para revelar o sentimento de apreensão que ronda os departamentos. “Existe sim um clima de tensão por causa da possível fusão. Na minha opinião a única solução para evitarmos as demissões é a união.” A funcionária do ABN/Real e diretora do Sindicato Roseane Rodrigues fala sobre a importância dos próximos passos em defesa do emprego. “Estaremos em Brasília na próxima semana para pressionar os parlamentares para encaminhar as leis que protegem os trabalhadores. Vale lembrar que a nossa luta para ratificar a Convenção 158 vem de um longo período e que agora se tornou urgente com a possível fusão entre ABN/Real e Santander.” fonte: Seeb SP |
|
|