Denúncias apontam discriminação na Superintendência Tatuapé
O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de que a Superintendência Tatuapé do Santander estaria transferindo funcionários de agências que tiveram menos de 45 pontos no SRK, sigla para o programa Super Ranking. Esses funcionários estariam sendo alocados na Unidade de Recuperação, que fica na Praça Silvio Romero, no Tatuapé, e trabalha com recuperação de crédito.
Segundo o diretor do Sindicato Marcelo Sá, os funcionários reclamam que são discriminados e que trabalhar no local é como um atestado de que não tiveram boa performance. “Como a superintendência manda para essa central quem teve pontuação menor, acaba expondo esses trabalhadores. O que pode ser caracterizado como assédio moral.”
O dirigente informa que entre os realocados estão funcionários que tinham acabado de retornar de licença por adoecimento e até mesmo gerentes-gerais que, no entendimento da superintendência, não tiveram boas performances.
Para agravar ainda mais a situação, esses bancários ficam à disposição para serem realocados para outros lugares. “Quando precisa, eles são mandados para agências onde naquele dia está faltando algum funcionário. Assim, não sabem como vai ser a rotina de trabalho”, conta Marcelo.
O Sindicato está cobrando reunião com a SP Tatuapé para discutir o assunto. Marcelo orienta os bancários dessa região que estiverem passando por situações similares a denunciarem à entidade pelo Fale Conosco do site (escolha o setor site) ou pela Central de Atendimento Telefônico: 3188-5200. “É importante que o bancário denuncie, caso esteja sendo vítima de alguma situação constrangedora no banco, para que o Sindicato possa tomar providências”, reforça o dirigente.
Seeb SP