Dengue: casos crescem 72,1% este ano em relação a 2021
O número de casos de dengue no Brasil cresceu de forma preocupante nos primeiros meses do ano. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 258.917 casos prováveis de dengue entre os dias 2 de janeiro e 26 de março, o que representou um aumento de 72,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.
As cincos cidades com mais número de casos registrados são Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), Votuporanga (SP) e São José do Rio Preto (SP). Desde o início deste ano, foram confirmados 70 óbitos pela doença, segundo o Ministério.
Já na capital paulista foram confirmados 1.070 casos até o dia 30 de março, sem óbitos. No ano passado, nesse mesmo período, a capital confirmava 825 casos de dengue, também sem registro de mortes.
Em todo o estado de São Paulo, foram confirmados até agora 24,9 mil casos de dengue e 11 óbitos entre os meses de janeiro e março deste ano, segundo a Secretaria estadual da Saúde.
A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência, com 204, 2 casos por 100 mil habitantes, seguida da Norte (97,4 casos/100 mil habitantes), Sul (49 casos/100 mil habitantes), Sudeste (47,9 casos/100 mil habitantes) e Nordeste (31 casos/100 mil habitantes).
A coordenadora do InfoDengue da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cláudia Codeço, avalia que o cenário é de atenção. “No ano passado, a gente estava em baixa atividade da dengue, então o aumento em si não seria tanto. Mas se a gente compara o histórico de várias temporadas de dengue, a gente vê que se aproxima dos altos índices de 2016 e 2020”, afirma.
Principais Cuidados
Para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também do zika e chikungunya, é preciso evitar água parada. As principais medidas de prevenção são:
– Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
– Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
– Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
– Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso.
Afubesp com informações da Agência Brasil
Foto: Mohamed Nuzrath – Pixabay