Cultura: a faceta fotógrafo de Mario de Andrade em exposição
Será inaugurada neste sábado, dia 5 de maio, uma exposição que revela o lado fotógrafo de Mario de Andrade – famoso pelo livro Macunaíma e por sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922 e por ser considerado um dos mentores da arte moderna no Brasil.
Baseada em seus estudos e na sua produção fotográfica, a exposição Mario Fotógrafo montada no porão da Casa Mario de Andrade apresenta fotos de paisagens (inclusive das regiões norte e nordeste do país) e de personagens da cidade de São Paulo, além de experimentos realizados por ele, como os autorretratos em sombra.
Mario de Andrade foi um dos primeiros a iniciar um trabalho de fotografia modernista brasileira. Desde 1923, ele passou a “fotar” com sua câmera “Codaque” autographic. Seu interesse pela fotografia foi se consolidando a partir de leituras de revistas alemãs e da observação da obra de Moholy-Nagy. O foto-olho do poeta se concentrou na composição – valori plastici (valores plásticos) – e no aproveitamento dos parcos recursos técnicos disponíveis numa câmera para amadores.
Sobre a Casa Mario de Andrade
Funcionando no endereço da antiga casa do escritor, na Barra Funda, em São Paulo, o museu abriga uma exposição permanente chamada “A Morada do Coração Perdido” – que inclui objetos pessoais de Mário, móveis originais da Casa, textos, fotos e vídeos –, que é aberta à visitação.
Este ano, quando tornou-se formalmente um museu da Secretaria de Estado da Cultura, a Casa passa a integrar a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, com uma proposta fundamentada no perfil multifacetado de Mário de Andrade – “eu sou trezentos, trezentos e cinquenta” –, que atuou em diversos segmentos da arte e da cultura, bem como em suas pesquisas relativas a nossas raízes culturais e tradições populares.
A Casa Mario de Andrade também realiza programação de atividades culturais e educativas, que pode ser conferida no site http://www.casamariodeandrade.org.br/
Serviço
Exposição Mário Fotógrafo
Quando: de 5 de maio a 4 de agosto,
Local: Casa Mário de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
Terça-feira a domingo das 10h às 18h
Entrada Gratuita