Coronavírus: Pessoas com diabetes precisam ter cuidados redobrados; Confira perguntas e respostas

Idosos e pessoas com condições médicas como diabetes, asma e doenças cardíacas são as mais vulneráveis ao coronavírus, e uma das maiores preocupações é como lidar com a possibilidade de contrair a doença. Entre os diabéticos há dúvidas e confusão sobre, por exemplo, se os riscos são os mesmos para os dois tipos de diabetes (1 e 2) e quais são os cuidados que devem ser tomados.
Especialistas afirmam que quem sofre com taxas elevadas de açúcar no sangue têm um sistema imunológico mais frágil e um processo inflamatório ativo. Por isso, caso o indivíduo com diabetes descompensada contraia o vírus, as chances de o corpo não conseguir se defender e do quadro agravar são mais altas. Pessoas com diabetes não têm risco aumentado de contrair o coronavírus, mas as complicações são mais graves uma vez infectado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o risco se apresenta tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. No entanto, o bom controle da glicose pode atenuar o risco de complicações. As complicações são mais frequentes quanto maior for a idade da pessoa, o estado do controle metabólico e presença de outras doenças como hipertensão arterial.
Além de todos os cuidados básicos que todos devem ter neste momento – como lavar sempre as mãos com água e sabão, manter os ambientes ventilados e higienizados, manter o isolamento social e só sair de casa caso seja indispensável -, os diabéticos precisam controlar a glicemia (checar regularmente com um glicosímetro), manter uma dieta balanceada e atividades físicas, tomar vacinas e, no caso dos insulinodependentes, aplicar insulina de acordo com a indicação médica.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lançou um site especial para ajudar a elucidar dúvidas sobre o coronavírus tanto de médicos quanto de pacientes e seus familiares. Clique aqui para acessar.
Confira abaixo perguntas e respostas da SBD sobre o assunto:
Por que as pessoas com diabetes estão no grupo de maior risco de infecção em relação ao Covid-19?
Quem tem diabetes não tem maior risco de se contaminar pelo coronavírus, mas tem maior risco de complicações pela infecção.
Toda pessoa com diabetes tem imunidade baixa? A pouca ou ausência de insulina afeta a imunidade?
A baixa imunidade está ligada à elevação do açúcar no sangue, não à falta de produção de insulina. A pessoa com diabetes que está muito acima do peso também pode ter a imunidade afetada por ter maior inflamação.
Pessoas com diabetes controlado têm menos risco de complicações relacionadas ao coronavírus?
O risco de complicações pelo Covid-19 é muito menor e quase igual ao das pessoas sem diabetes se os níveis de açúcar no sangue estiverem controlados.
O risco de complicações do Covid-19 é maior tanto para quem tem diabetes tipo 1 quanto tipo 2?
O risco de complicações é maior para aqueles com 60 anos ou mais, com complicações do diabetes, com doenças concomitantes como a pressão alta e que estão com altos níveis de açúcar no sangue, independe do tipo de diabetes.
Faço tratamento para resistência à insulina com metformina. Tenho maior risco de complicações pelo coronavírus?
A pessoa que tem resistência à insulina, mas não tem diabetes, não está no grupo de risco para complicações.
Tenho diabetes tipo 1 e minha/meu namorada(o) trabalha como enfermeira(o). Devo evitar o contato com ela(e) ou ela(e) é uma pessoa com a mesma chance de transmissão como qualquer um?
Caso sua/seu namorada(o) esteja em contato com pessoas que tiveram ou estão com o vírus, seria prudente você evitar o contato.
As pessoas com diabetes que tomam Captopril, Enalapril, Losartana, Aspirina ou Pioglitazona devem suspender o tratamento?
Não, não há evidências que justifiquem a suspensão desses medicamentos, Eles devem ser mantidos conforme a prescrição médica.
Tomar vitamina C diminui o risco de Covid-19?
Não existe nenhuma vitamina, soro, terapia alternativa ou terapia dita para aumentar a imunidade que previna ou trate COVID-19.
Pré Diabetes é considerado grupo de risco?
Não há dados disponíveis com nível de evidência que possa afirmar que pacientes pré-diabéticos tenham risco aumentado em face a uma infecção do coronavírus. Deve se observar se o pré diabetes está presente em pessoas com outras patologias associadas e em idosos.
Afubesp