Coronavírus: e-mail do Santander gera desinformação

Um comunicado interno do Santander (orientando_os_trabalhadores_do_grupo_de_risco) orientando os trabalhadores do grupo de risco a se manterem em isolamento por causa da pandemia de coronavírus (covid-19) foi enviado apenas a uma parcela dos bancários, causando desinformação.

A mensagem oficializa procedimentos, pedindo que os trabalhadores do grupo de risco permaneçam “em isolamento domiciliar durante o período de grande circulação do vírus em nosso país”. O comunicado está de acordo com o que já vem sendo praticado nas últimas semanas.

O comunicado informa, ainda, que os trabalhadores inseridos no grupo de risco têm alternativas: trabalhar em home office, sem alternar para trabalho presencial em esquemas de rodízio. O comunicado ressalta que, para esta opção, “é fundamental o alinhamento com o seu gestor”.

Para as demais situações que justifiquem ausência, os bancários deverão preencher uma auto declaração, envia-la para o Fale com RH, ou ligar para (11) 3012-2881, para que o procedimento de justificativa de ausência seja efetuado.

O problema é que o banco enviou o comunicado apenas para uma parcela dos trabalhadores. Os critérios de envio não ficaram claros, e o recebimento da mensagem não garante se o trabalhador está ou não inserido no grupo de risco.

As pessoas que se enquadram em algum dos critérios de risco, mesmo que não tenham recebido o e-mail, devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo comunicado.

São consideradas grupo de risco as pessoas com 60 anos ou mais (com ou sem doenças crônicas); Hipertensos; Diabéticos; Doentes pulmonares graves (asma e bronquites graves, DPOC e dependentes de oxigênio); Deficiências do sistema imune (HIV, Lúpus, tratamento de Câncer, Esclerose Múltipla, dentre outros); Doenças renais crônicos (Insuficiência Renal, tratamento de diálise); Gestantes.

O comunicado informa ainda que no “primeiro momento haverá concessão de férias por até 30 dias, baseado na Medida Provisória 927/2020”.

O Sindicato é contra a implementação dessa Medida Provisória. Contudo, o banco já a implementou, sem negociação prévia com os representantes dos trabalhadores.

“O Sindicato cobrou do banco, na última sexta-feira 24, que mensagem seja enviada a todos os trabalhadores a fim de orienta-los e para evitar maus entendidos”, informa Welington Corrêa, dirigente sindical e bancário do Santander.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
Montagem: Linton Publio

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Notícias Videos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *