Contraf-CUT completa 15 anos em defesa dos bancários
Nesta terça-feira (26), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 15. Com oito federações e 108 sindicatos associados, a entidade coordena o Comando Nacional dos Bancários e representa 94% da categoria em todo o Brasil.
“É visível a importância da Contraf. Foram muitas lutas e conquistas para a categoria bancária – melhores salários, emprego, saúde do trabalhador, igualdade de oportunidades, combate ao assédio moral, entre outras. São 15 anos de coragem e disposição em defesa dos trabalhadores”, parabeniza o presidente da Afubesp Camilo Fernandes.
Origem
A Contraf-CUT é resultado da luta e do aprimoramento da organização sindical bancária e da retomada das entidades sindicais pelos trabalhadores, no início dos anos 1980. O primeiro passo para uma organização alternativa e, ao mesmo tempo, mais representativa ocorreu com a criação do Departamento Nacional dos Bancários (DNB), em 1985, cuja atuação foi essencial para a primeira greve nacional (naquele ano) da categoria após o regime militar.
O DNB atuou até 1992 quando foi substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) que por sua vez deu lugar à Contraf-CUT, em 2006, e formalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 24 de junho de 2008.
Contraf-CUT