Congresso da Anapar rende bons frutos para participantes do Banesprev
Nos dias 26 e 27 de agosto, foi realizado o XXI Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de usuários de planos de saúde de autogestão, o primeiro em formato digital. Participaram do evento diretor da Afubesp Walter Oliveira, que também é conselheiro Deliberativo da Anapar, o presidente e secretário-geral da associação, Camilo Fernandes e Mário Raia, respectivamente.
Foram dois dias de debates importantes para os segmentos de previdência complementar e saúde suplementar. Este último, um campo de defesa que a Anapar incorporou em 2019, após alteração estatutária. Isto quer dizer que os usuários e beneficiários da Cabesp também estão contemplados.
Um dos pontos altos do evento, ocorreu na quinta, 27, no painel reflexos da pandemia nos fundos de pensão, que contou com a participação do superintendente da Previc, Lúcio Rodrigues Capelletto. Na oportunidade, Camilo Fernandes fez um relato sobre os acontecimentos no Banesprev e finalizou sua participação direcionando ao representante do órgão fiscalizador a seguinte questão: como a Previc irá se comportar em relação aos ataques aos direitos dos participantes? Assista o vídeo ao final da matéria. Outro representante de uma Fundação de São Paulo também foi bem incisivo nos questionamentos.
O resultado foi positivo, pois Capelletto se comprometeu em manter uma agenda mensal para receber os representantes da Anapar a fim de tratar das demandas dos participantes de fundos de pensão, inclusive, marcar reunião específica sobre o Banesprev .
No encerramento do Congresso foi aprovada moção de repúdio ao Santander, patrocinador do Banesprev e da Cabesp, aos seus dirigentes indicados pela patrocinadora, que não resolvem as questões de seus participantes e assistidos e negam-se a negociar seriamente com as entidades de representação e sindicatos sobre estes assuntos que tanto afligem os trabalhadores.
Assista ao vídeo abaixo