Conferência UNI Américas reafirma luta coletiva por democracia, igualdade, diversidade, emprego decente e sustentabilidade
A 6ª Conferência Regional UNI Américas encerrou-se neste sábado 7, após três dias de intensos debates, trocas de experiência e definição de estratégias de luta. Foram cerca de 600 delegados e observadores, representando 140 organizações sindicais de 28 países de todo o continente, reunidos em La Falda, província de Córdoba, na Argentina.
O movimento sindical bancário brasileiro esteve representado pela delegação da Contraf-CUT, da qual participou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com a presença de sua presidenta, Neiva Ribeiro, sua secretária-geral, Lucimara Malaquias, das diretoras executivas Ana Beatriz Garbelini e Karen Souza e dos diretores Edegar Faria, Mércia Oliveira e Matheus Pinho. A presidenta Maria Rosani representou a Afubesp no evento.
“Encerramos mais uma grande conferência com uma grande representação de sindicatos de todo o nosso continente americano. Debatemos grandes temas que têm impacto sobre a vida, o trabalho e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviço. Pudemos trocar experiências sobre nossos setores, nossos países, compartilhar estratégias bem sucedidas de organização, sindicalização e enfrentamento aos ataques a nossos direitos e às nossas democracias”, ressaltou a presidente do Sindicato, Neiva Ribeiro.
Ela lembrou que a 6ª Conferência Regional UNI Américas foi aberta na tarde de quinta 5, mas que os debates internacionais ocorrem em La Falda desde segunda-feira 2, com a realização de conferências por setores, como a 6ª Conferência UNI Finanças, a 7ª Conferência UNI Américas Mulheres e a 6ª Conferência UNI Américas Juventude.
“Debatemos a organização dos jovens, das mulheres, do setor financeiro. Compusemos diversos comitês dentro dos comitês de UNI e elegemos Márcio Monzane, Secretário Regional de UNI Américas”, destacou.
“Foram dias de muito aprendizado para todos os dirigentes, especialmente para os jovens. Compartilhamos nossas campanhas, nossas lutas, para romper barreiras e fortalecer a solidariedade e a esperança coletiva, nossas palavras de ordem nestas conferências”, reforçou a dirigente.
Durante a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças, que ocorreu nos dias 2 e 3, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, foi eleita presidenta da UNI Américas Finanças, e a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, comporá o comitê de Finanças e o comitê Regional da UNI Américas, na área 5, da qual os delegados do Brasil fazem parte.
SP Bancários, com edição da Afubesp.