Conferência dos Bancários define reivindicações para Campanha Nacional
Entre as prioridades apontadas pelos bancários do estado de São Paulo para a Campanha Nacional Unificada 2014 estão o índice de 12,1% (reajuste com inflação estimada mais aumento real de 5%), combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais empregos e fim das demissões nos bancos privados. Também foi definido o piso com base no salário mínimo do Dieese (R$ 2.979,25) e a PLR de três salários mais R$ 6.225 de parcela fixa adicional, além do 14º salário. Essas pautas foram debatidas em conferência estadual realizada no sábado 19, na capital, e serão levadas ao debate na conferência nacional entre os dias 25 e 27 julho, em Atibaia (SP). Lá será definida a pauta final a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban) no mês de agosto. A data base da categoria é 1º de setembro.
Participaram 336 delegados eleitos em assembleias realizadas pelos sindicatos e nas conferências regionais preparatórias. A pauta geral da classe trabalhadora também foi debatida e aprovada e contempla, entre outros pontos, a democratização dos meios de comunicação e combate à terceirização e precarização das condições de trabalho.
A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região Juvandia Moreira destaca a participação fundamental dos trabalhadores no crescimento do lucro dos bancos. “Enquanto o PIB Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado, para o setor financeiro o crescimento foi de 2,6%. Somente o lucro dos cinco maiores bancos do país aumentou 15% neste período”, diz. “Os trabalhadores são os responsáveis por esse excelente resultado no setor e vamos manter na nossa campanha as reivindicações por melhores salários e condições de trabalho”.
Ainda segundo a dirigente, a expectativa é que os bancos sejam “mais responsáveis” e apresentem propostas que atendam às reivindicações dos trabalhadores na campanha que se aproxima, sem necessidade de greve e destaca: “Os bancários estão mobilizados e organizados”.
Seeb-SP com edição da Afubesp