Comece o ano com foco na sua saúde mental
Se você – passadas as festas de final de ano acompanhadas por dias de descanso – segue com a sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional, com dificuldade de se concentrar, incapaz de sentir satisfação em coisas que eram muito agradáveis? Cuidado! Esses são alguns dos sintomas que podem indicar problemas com sua saúde mental. O alerta é da campanha Janeiro Branco, que dedica o primeiro mês do ano para a conscientização sobre os cuidados com o bem-estar emocional de todas as faixas etárias.
O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a fim de envolver todos – pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas – a apoiarem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
Ao mesmo tempo, cada indivíduo pode fortalecer seu bem-estar emocional a partir de pequenas ações diárias, como gerir o estresse e buscar apoio quando necessário. A partir desta premissa, o Hospital das Clínicas da Unicamp lançou um guia prático que traz dicas simples e acessíveis, com estratégias para incorporar hábitos saudáveis no dia a dia com foco no autocuidado. Acesse aqui
No caso dos idosos, são muitos os fatores agregados que impactam a saúde emocional, como a perda de autonomia, o afastamento de amigos e familiares e as mudanças nas funções cognitivas, por exemplo. Para colaborar com a saúde mental de boa parte de seus associados, que estão nesta faixa ou tem seus familiares nela, Afubesp compartilha abaixo algumas dicas:
- Incentive a socialização através de atividades em grupo – o isolamento social é uma das maiores dificuldades para os idosos, principalmente quando não há estímulos que favoreçam a interação. Participar do Qualidade de Vida, por exemplo, é uma boa forma de reencontrar amigos, fazer novos. O programa volta a ativa em março.
- Incorpore exercícios físicos na rotina diária – A prática regular de atividades físicas tem impactos profundos na saúde mental dos idosos. Além de melhorar a saúde cardiovascular e muscular, o exercício também favorece o bem-estar emocional, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão. Caminhadas, yoga e até mesmo atividades como jardinagem ou dança são formas de manter o corpo e a mente saudáveis. A Afubesp oferece aulas de Tai-Chi-Chuan semanalmente em sua sede em São Paulo, acompanhe nossos canais para saber quando as aulas retornarão.
- Fomente a estimulação cognitiva – a manutenção da saúde mental dos idosos passa pela estimulação constante das funções cognitivas. A prática de atividades que desafiem o cérebro, como palavras cruzadas, quebra-cabeças ou até aprender um novo idioma, pode retardar o declínio cognitivo. Aproveite os convênios com cursos de idiomas e/ou participe do curso ‘Pontos que nos unem’, um grupo de bordado que se reúne semanalmente na associação.
- Facilite o acesso a acompanhamento psicológico contínuo – ter um profissional para acompanhar o idoso, ouvir suas preocupações e ajudá-lo a lidar com as adversidades da vida cotidiana pode fazer toda a diferença.
Érika Soares – Afubesp com informações janeirobranco.org.br/ e Acuidar, rede de cuidadores especializados.