Conferência definirá estratégia para campanha salarial dos bancários
Teve início nesta sexta-feira (19) a 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que definirá a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional de 2013 que será entregue à Febraban. A Conferência, para a qual estão inscritos 630 delegados e delegados, além de 44 observadores e observadoras, termina no domingo (21).
Além da pauta de reivindicações, os trabalhadores também participam de painéis e debates sobre temas importantes da conjuntura, do sistema financeiro e da realidade da categoria, bem como discussão em grupos sobre quatro grandes eixos indicados pelo Comando Nacional: emprego, reestruturação produtiva no sistema financeiro, remuneração e condições de trabalho.
Na tarde da sexta (19), o tema abordado foi terceirização e SFN, com Miguel Pereira, Secretário de Organização da Contraf-CUT, Vivian Rodrigues, subseção Dieese na Contraf-CUT, e Moisés Marques, professor e coordenador do Centro de Pesquisas 28 de Agosto do Sindicato. O debate sobre reforma política ficou por conta de Vagner Freitas, presidente da CUT, e o deputado federal e bancário Ricardo Berzoini (PT/SP).
No sábado, haverá a apresentação dos resultados da Consulta aos Bancários e da mídia para 2013, análise de conjuntura com Márcio Monzane (chefe da UNI Finanças), João Sicsú (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor do Ipea) e Altamiro Borges (Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé) e trabalhos em grupos. No domingo (21), dia do encerramento, será realizada uma plenária geral.
Rede de Comunicação dos Bancários, com edição da Afubesp