Cobrado, Santander reforça direito no call center
A regra é clara e está no acordo específico do Santander: funcionários de call center têm direito a duas pausas dentro da jornada: uma de 10 minutos, concedida depois que o empregado trabalhou 60 minutos e antes dos últimos 60 minutos de trabalho e outra de 20 minutos que será concedida após os primeiros 90 minutos e antes dos últimos 90 minutos trabalhados.
No entanto, o Santander estava desrespeitando o acordo menos de dois meses após assinar o documento e foi preciso o Sindicato entrar em contato com o banco. O comunicado aos bancários do Vila Santander, com jornada de seis horas, informava que só poderiam usufruir da pausa de 10 minutos de descanso quem cumprisse 20 minutos além da jornada de trabalho.
O banco já emitiu novo comunicado que circula no Vila Santander de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Ressaltamos que qualquer descumprimento das normas do acordo deve ser imediatamente denunciado ao Sindicato. As pausas também não podem ser fracionadas para idas ao toalete”, ressalta a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani.
Nesta semana, novas denúncias chegaram ao Sindicato sobre problemas nos intervalos. Funcionários informam que o banco não está respeitando as regras e as pausas estão ficando muito próximas, enquanto o tempo trabalhado fica extenso. O Sindicato já entrou em contato e o banco respondeu que solicitou imediatamente avaliação no local, uma vez que o acordo deve ser cumprido na íntegra.
Seeb SP