Carta de advertência gera dispensa no Santander
Medida pode atingir quem recebe três comunicados por marcar ponto um minuto adiantado no retorno de pausas
Os trabalhadores devem ficar atentos às cartas de advertência (ou orientativas) enviadas pelo Santander, pois elas podem gerar demissões. O Sindicato dos Bancários de São Paulo já questionou o banco espanhol que informou que iria rever o procedimento, mas a prática continua.
Os comunicados são enviados quando a marcação de ponto é realizada um minuto antes do final da pausa para refeições ou descanso. Há casos de demissão de funcionários que receberam três advertências.
“O banco usa o slogan ‘relações mais simples, pessoais e justas’, mas pune os trabalhadores de forma desproporcional, excessiva e rigorosa”, aponta o dirigente sindical Roberto Paulino, orientando os funcionários a denunciar situações como essa no Fale Conosco, escolhendo o setor site (clique aqui) ou pelo 3188-5200.
Vila Santander – Outro motivo pelo qual os comunicados de advertência serem entregues é quando a resposta do bancário do teleatendimento não é satisfatória ao cliente e gera reclamação no Banco Central. No entanto, segundo o dirigente sindical, as queixas ao órgão são referentes ao Santander e não ao trabalho do atendente.
Segundo denúncias, os gestores do Vila também temem por seus empregos, pois o banco implantou escala em que se a equipe receber muitos registros no Bacen a chefia é penalizada.
Seeb SP