Banespianos do ETRF do Depro recebem indenização por condições de trabalho insalubres
Pagamento começou a ser feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ação coletiva durou 13 anos
Os 71 trabalhadores que esperaram por mais de 13 anos a condenação do Banespa começaram a ser chamados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo para receber a indenização.
A ação coletiva ingressada pelo departamento jurídico da entidade é referente às condições insalubres no setor ETRF do Depro do Banespa entre junho de 1993 e dezembro de 1997. O pagamento começou a ser feito nessa segunda-feira 6.
O ex-bancário Marco Antônio Galvão de França, que veio receber a indenização, disse que a condenação foi justa, porém demorada. Mas ressalta que valeu a pena ter brigado pelo seu direito, já que o barulho enfrentado naquela época deixou sequelas em sua audição. “O Sindicato fez um bom trabalho e hoje vejo que a justiça foi feita. Sempre é bom lutarmos pelos nossos direitos”, diz.
Outro bancário que também veio receber o cheque da indenização, disse que se sentiu prejudicado com as péssimas condições de trabalho a que foi submetido. Mas hoje comemora a decisão da Justiça. “Demorou muito para sair o resultado, mas valeu a pena. Pelo menos vejo que o banco que muito negou para reconhecer os nossos direitos foi vencido pelo Sindicato na Justiça. A luta foi longa, mas compensadora”, diz.
Ação
Apenas em 2010, a Secretaria Jurídica do Sindicato recuperou R$ 52,8 milhões para os bancários por meio de ações trabalhistas e reuniões de conciliação. Foram 274 ações (individuais e coletivas) e 1.049 casos resolvidos por meio da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), beneficiando 2.068 trabalhadores.
Seeb SP