Banespiana faz campanha em grupo de vizinhança incentivando doações de livros ao Sul
Uma iniciativa simples em um grupo comunitário pode fazer uma diferença enorme para a vida de muita gente que precisa. Inspirada na campanha de doação de livros do Comitê Betinho em parceria com a ONG Ciranda do Saber, encampada pela Afubesp, a banespiana Maria Sonsin resolveu divulgar aos vizinhos do bairro da Saúde (capital paulista) a imagem do cartaz da campanha. Para sua surpresa, teve respostas positivas de pessoas tocadas pela tragédia no Rio Grande do Sul, que se colocaram à disposição para também ajudar.
É comum que bairros tenham organização própria por meio de Whatsapp, a chamada “Vizinhança Solidária”, com o objetivo de denunciar atividades suspeitas na região e até mesmo impulsionar os comércios locais e serviços dos moradores.
“Só no grupo que participo são cerca de 256 participantes. Então, tive a ideia de colocar o folderzinho da campanha por lá, caso alguém mais quisesse doar. Assim, bastante gente se interessou, se solidarizou”, conta Maria. “Depois que agradeci a todos pelo empenho, mais pessoas ainda quiseram contribuir”, lembra. Ao todo, foram arrecadadas sete caixas cheias e cinco sacolas. Segundo ela, o grupo conseguiu reunir coleções voltadas ao público jovem como a série Harry Potter, biografias, publicações educacionais, gibis para adolescentes, entre outros títulos muito bem conservados.
Os livros infantojuvenis arrecadados vão direto para as escolas e, por sua vez, publicações de outros gêneros farão parte do acervo de bibliotecas comunitárias no Sul e também em São Paulo.
Maria vê na iniciativa o incentivo também à volta da leitura dos livros físicos entre os mais jovens. “Realmente achei muito bem pensada a campanha. Eles perderam tudo. E o livro a gente sabe, né? É fundamental para a reconstrução de uma sociedade”, exalta a banespiana.
Se cada pessoa que for impactada por essa mensagem de solidariedade também multiplicar causas como essa para seus grupos, mais pessoas podem participar – e assim por diante.
Você também pode doar!
A Afubesp arrecada livros para escolas e bibliotecas que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em maio passado. Até o momento já foram encaminhados mais de seis mil livros em parceria com a entidade Ciranda do Saber, com destino para escolas públicas dos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estrela. A Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar (OMEP) articulou a parceria e a distribuição dos livros
A associação disponibiliza caixa na recepção da sede (Rua Direita, nº 32, 2º andar) para que os sócios interessados em ajudar depositem seus exemplares. No caso de grande volume de doação, entre em contato com a Afubesp para acertar retiradas.
A ONG Ciranda do Saber disponibiliza também lista outros locais para o depósito de livros. Clique aqui.
Letícia Cruz – Afubesp