Bancários do Santander em Dia Nacional de Luta
Banco espanhol demitiu quase mil funcionários em dezembro do ano passado e quem ficou sobre com metas abusivas e más condições de trabalho
Os trabalhadores do Santander atrasaram abertura de agências em todo o país nesta quinta-feira 11 em protesto contra a falta de funcionários, pelo fim das metas abusivas, por melhores condições de saúde, segurança e trabalho, igualdade de oportunidades, valorização dos aposentados e para combater o assédio moral.
No Dia Nacional do Luta foi distribuída carta aberta aos clientes explicando a situação que os funcionários são obrigados a enfrentar. O texto também pede apoio e compreensão à luta dos bancários. “As agências do Santander estão com falta de funcionários e sobrecarga de trabalho. O banco espanhol fez demissões em massa em dezembro de 2012, cortando 975 postos de trabalho. O pior é que, em vez de preencher essas vagas, novas dispensas estão acontecendo”, diz trecho do comunicado.
Em 2012, o Santander lucrou R$ 6,3 bilhões no Brasil, o que significou 26% do lucro mundial da instituição espanhola. Os resultados só não foram ainda maiores porque, mesmo com baixa inadimplência, o banco reservou R$ 14,9 bilhões para provisões com devedores duvidosos (PDD), aumento em 30,11%.
Os clientes são convidados, na carta aberta, a enviar mensagens para os presidentes do banco na Espanha e no Brasil: presidencia@gruposantander.com e presidencia@santander.com.br ou para a ouvidoria do banco: 0800 726 0322.
Mais informacões no Contraf CUT http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=33952
SEEB SP