Bancários lançam Campanha Nacional 2012 em dia de entrega da minuta
Com atividades lúdicas, bancários de várias partes do país lançaram, nesta quarta-feira 01, a Campanha Nacional dos Bancários 2012, marcando assim a entrega, neste mesmo dia, da minuta de reivindicações gerais à Fenaban e das pautas específicas ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.
Em São Paulo, o lançamento contou com passeata pelas ruas centrais da capital e apresentação de esquetes, denunciando os truques dos banqueiros e anunciando as reivindicações da categoria por melhores condições de trabalho, de remuneração e de atendimento à sociedade.
Sob a organização do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a atividade contou com participação dos sindicatos do interior filiados à Fetec e Contraf-CUT/SP, chamando a atenção da categoria sobre a importância da mobilização como instrumento para desarmar os truques dos banqueiros para acumular lucros cada vez maiores.
A exemplo do que ocorre todos os anos, diretores e funcionários da Afubesp também participaram ativamente do lançamento da Campanha em fortalecimento a essa que é uma luta conjunta entre trabalhadores e sociedade.
“Os bancos dizem que baixam os juros, mas aumentam as tarifas. Dizem que estão a serviço da população, mas 30% dos brasileiros estão totalmente excluídos do atendimento bancário. Dizem que têm responsabilidade social, mas demitem para aumentar ainda mais seus lucros. Essa é uma síntese dos truques dos banqueiros, os quais estamos denunciando nessa Campanha Nacional”, afirmou Juvândia Moreira Leite, presidenta do Seeb/SP.
“Os bancos se valem de provisões duvidosas para esconder seus altos lucros e, mesmo assim, seus resultados são o dobro dos registrados em outros países. Então, não aceitaremos o discurso de crise, pois com os recordes de lucro, juros elevados e tarifas abusivas, eles têm total condições de atender às reivindicações da categoria”, declarou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT.
Conforme o presidente da Fetec-CUT/SP, Luiz César de Freitas, o Alemão, os bancários estão indo para as ruas anunciar que estão preparados para enfrentar o desafio. “Esperamos seriedade dos banqueiros na mesa de negociação. E, assim como nos anos anteriores, priorizaremos o debate, lembrando que é a mobilização o que faz a diferença”.
Foto – Camila de Oliveira
Redação -Afubesp com Fetec -SP