Bancários fazem 13º Cortejo Afro pelas ruas do centro de São Paulo
Com o objetivo de chamar a atenção da desigualdade racial no setor financeiro e na sociedade, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizou eventos na semana em que é lembrado o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. No início da tarde desta sexta-feira (22), os trabalhadores seguiram no 13º Cortejo Afro dos Bancários pelas ruas do Centro de São Paulo. A cantora Adriana Moreira puxou a caminhada com as canções, enquanto dançarinos celebravam o evento ao som do batuque, que também homenageou Zumbi dos Palmares.
Neste ano, o tradicional cortejo homenageia o orixá Ogum, que simboliza a guerra, as lutas que precisam ser travadas no setor para que o atual quadro de desigualdade mude. No Brasil, 50,7% da população é formada por negros (pretos e pardos) segundo o censo do IBGE de 2010. Mas, nos bancos, segundo a própria Febraban, só 19% dos bancários são negros.
Julio Cesar Santos, dirigente e coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato, ressaltou a importância de ir para as ruas e dialogar com a população sobre a necessidade do tratamento igualitário. “Esta luta é do povo brasileiro, que tem sua maioria negra. É a luta pela igualdade de oportunidades”, disse.
Pela manhã, foi realizado seminário sobre o negro e o mercado de trabalho na sede da entidade, com a presença da advogada e mestre em Direito Político e Econômico Alessandra Devulsky, do Instituto Luiz Gama.
Afubesp com Seeb-SP
Foto: Camila de Oliveira