Bancários celebram carnaval com alegria e reivindicações importantes para sociedade
Na quinta, Bloco dos Bancários saiu pra rua com o tema igualdade de oportunidades; Hoje participam do desfile da Tom Maior
Na quinta-feira, 3 de março, o Bloco dos Bancários mais uma vez saiu às ruas do Centro da cidade de São Paulo celebrando o carnaval com alegria e levantando bandeiras e reivindicações importantes para a categoria e toda a sociedade. A brincadeira teve o tema “Igualdade de oportunidades na vida e no trabalho entre mulheres e homens e o fim de qualquer forma de violência e discriminação”.
Com muito humor, os bancários vestiram as camisetas do bloco e fantasias de mestre-sala, porta-bandeira, rei momo, passistas e mulheres de luta como a presidenta Dilma Rousseff e Madre Teresa de Calcutá. A comissão de frente era formada por bancários vestindo o típico paletó e gravata e carregando “bebês” e chupetas, numa alusão à reivindicação da categoria pela ampliação da licença-paternidade de cinco dias para pelo menos 30 dias.
“De forma divertida também estamos falando de coisas muito sérias. Queremos uma sociedade mais justa e igualitária, queremos o fim da discriminação contra a mulher. Hoje, ganhamos até 30% menos que os homens e isso é inadmissível”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. Ela lembrou ainda que a licença-maternidade de seis meses é uma das grandes conquistas dos bancários nos últimos anos.
“Num país que está crescendo não pode haver discriminação contra as mulheres, não pode haver diferenças de salários como há ainda hoje nos bancos”, acrescentou a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
Embalados pelas tradicionais marchinhas de carnaval, na voz da cantora Adriana Moreira, a terceira edição do bloco contou com as alas lilás, pela igualdade entre gêneros, verde limão, pela licença-maternidade de seis meses para todas as trabalhadoras e a ampliação da licença-paternidade, e a última, a coral, que protestava pelo fim da violência contra mulheres, pelo fim da homofobia, da intolerância e da xenofobia.
Representantes do Sindicato dos Bancários e da Afubesp participaram do Bloco.
Na passarela
Nesta sexta-feira de carnaval, 4 de março, a escola de samba Tom Maior será a segunda a desfilar no Sambódromo e contará com a participação da categoria bancária. Diretores e funcionários do Sindicato e da Afubesp farão parte do desfile, que terá a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, como tema do samba-enredo deste ano.
Moriti Neto e Camila de Oliveira








