Bancários aguardam nova proposta da Fenaban
Neste vigésimo segundo dia de greve nacional, os bancários esperam nova proposta dos bancos. A categoria arrancou nova negociação com a Fenaban nesta quinta-feira (10), de olho em um índice melhor do que o proposto na última semana (7,1% de reajuste, representando 0,97% de aumento real, considerado insuficiente pelos funcionários em assembleia). Nesta campanha, a categoria pede 11,93% de reajuste (5% acima da inflação).
Mobilização em São Paulo – Enquanto aguardam o resultado da negociação com o Comando Nacional de Greve, os trabalhadores bancários continuam mobilizados. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os os complexos do Banco do Brasil São João, CSI, Matriz da Rua XV de Novembro, além do Itaú Patriarca estão fechados. Na zona leste, agências nos bairros do Tatuapé, Vila Carrão, Penha, Mooca, São Mateus, São Miguel Paulista e Vila Industrial não abrirão suas portas, assim como no Ipiranga. Agências da região da Avenida Paulista também permanecem fechadas.
Nos centros novo e velho, há unidades paralisadas nos Campos Elísios, Ponte Pequena e Sé, e ainda as que ficam na Rua Augusta sentido Centro. Na região de Osasco, bancários de agências do centro da cidade estão em greve, assim como na Avenida Antônio C. Costa. Unidades localizadas no bairro paulistano Pirajussara, que faz divisa com Osasco, e do município de Taboão da Serra, também permanecem fechadas neste 22º dia de greve.
Na zona oeste, as ações estão concentradas na Avenida Faria Lima, importante centro financeiro da capital. Na zona sul, os bancários das agências da Avenida Santo Amaro e Rua Joaquim Nabuco, no bairro do Brooklin, e das unidades localizadas na Avenida Vereador José Diniz e Rua Vieira de Morais, no Campo Belo, cruzaram os braços nesta quinta-feira. Os complexos Verbo Divino e SAC, do Banco do Brasil, estão fechados.
Próximos passos – Por conta da rodada com a Fenaban, o ato que seria realizado na Avenida Paulista foi adiado, com nova data a ser divulgada. Uma assembleia para avaliar a possível proposta está agendada para a sexta-feira (11), a partir das 17h, na Quadra dos Bancários.
Afubesp, com informações do Seeb-SP