Na tarde do dia 30 de janeiro, dirigentes sindicais e representantes dos participantes do Banesprev entregaram um documento ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, que relata os desrespeitos e ataques do banco Santander contra o Fundo, durante encontro com sindicalistas, em São Paulo, onde ele apresentou as principais medidas a serem tomadas no próximo período.
Na oportunidade, Lupi sugeriu que seja marcada uma reunião com representantes dos participantes do Banesprev com o novo superintendente da Previc, assim que ele tomar posse. Dessa forma, poderão ser relatadas todas as afrontas às legislações trabalhistas e previdenciárias, ao Estatuto do fundo de pensão, e os problemas em relação aos normativos – retirada de patrocínio e transferência de gestão dos planos.
“Foi uma reunião muito proveitosa, saímos de lá muito otimistas. O ministro disse que olhará com muita atenção essa questão”, comenta o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes. Ele lembra que o mesmo documento foi entregue, no final de 2022, ao senador Paulo Paim (PT), e aos representantes do grupo de transição do novo governo.
Também estiveram presentes na ocasião Maria Rosani, diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo/Afubesp; Walter Oliveira, dirigente da Fetec-SP; Ana Stela, presidenta do Sindicato de Campinas/Feeb-SP/MS; e Ângelo Malacrida, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Presidente Venceslau.
Em breve, a Afubesp trará mais informações sobre a luta em defesa do Banesprev. Acompanhe a associação também nas redes sociais.

Respostas de 5
Enquanto não enquadrarem o banco Santander em que essa instituição provoca aos beneficiários do banesprev de desrespeito e acredito até em falcatruas desse banco espanhol que vieram aqui afim de banalizar e acabar com o sossego dos beneficiários do banesprev, considero até em estelionato do banco, banco de bandidos é assim. Vamos a lutar para acabar de vês com esse banco do demônio.
Somente com luta temos nossos direitos respeitados. Obrigado Angelo Malacrida presidente de nosso sindicato de Pres. Venceslau por envolvimento nesta luta.
Os banespianos não caem fácil. Sabem lutar. Estamos juntos com nossos representantes nos processos de luta. Companheiro Angelo Malacrida nosso representante regional somos gratos, e contamos com todos nesta luta.
O Patrocínio do Banco Santander ao Banesprev tem em contrapartida Desconto no IR, querem acabar com o Banesprev I e II – pois não aderiram ao Plano CD – e também acho que o Banco tem que fazer o aporte o Plano com o Serviço Passado – e pelo pouco que entendo foi provado que tem que fazer o aporte – o Banco fala que não reconhece e recorreu – então acho que não pode extinguir o Banesprev com pendencia de alguns processos na justiça – como falei não entendo juridicamente de nada, por isso sou associado da Afubesp desde que me aposentei – trabalhei no Banco ( sempre no Banco no Predio Altino Arantes )
trabalhei pela Cigebras, e Baneser – e pelo que sei o Plano não tem déficit, pois no Baneser a maioria dos Trabalhadores tinham Salários Altos, Tecnicos em Informática, Analistas de Sistemas, Engenheiros, na maioria pessoal especializado – Salario Alto, contibuição Alta
Alem de que o Banesprev que entrei é Plano Mutuario, pelo que entendo quando morre, e já morreu muita gente desde então e a grana fica sempre no Banesprev – e esse negocio de adequação Atuarial tá mal explicado – querem que a gente pague mais para o Plano ser Perene -para quê – sei que o plano é fechado e não tem mais ninguem entrando e a grana que tem se está sendo bem aplicada ainda vai sobrar dinheiro – e vai ficar par quem ?