Associados conhecem a história do Complexo Cultural Júlio Prestes
Em mais uma atividade que marca o retorno da programação presencial do Programa Qualidade de Vida, na última quarta-feira 25, os associados fizeram uma visita monitorada pelo Complexo Cultural Júlio Prestes, inaugurado em 1999, que inclui a estação e a Sala São Paulo, a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Durante o passeio, que teve duração de aproximadamente 50 minutos, os visitantes puderam conhecer a história da Estação, o projeto de restauração, o trabalho de construção da Sala São Paulo, patrimônio histórico tombado pela Condephaat, no edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana no período áureo do café.
O associado Wilson Maluf visitou à Sala São Paulo pela primeira vez há cerca de 15 anos. “Mudou muito, está bem mais bonita. A infraestrutura é coisa rara de se encontrar em nosso país. Conheço alguns locais no exterior e não fica nada a dever a nossa Sala São Paulo,” elogia.
Quando criança, a associada Maria Margarida Patrício viajava de São Paulo para o interior de trem com a família. “Isso foi uma das motivações para participar da atividade. Foi muito interessante conhecer a história do prédio e a importância que teve as ferrovias na economia paulista e no ciclo do café.”
Ainda sobre o passeio, Maria Margarida exaltou a beleza da Sala São Paulo. “Muito interessante a tecnologia integrada na construção da Sala, além de ser um local muito elaborado, atualizado e moderno. Valeu super a pena como todos os passeios que a Afubesp promove”, acrescenta.
Para o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza, a atividade também foi nostálgica pelas boas memórias e lembranças que trouxe de seu pai, que foi maquinista da estação da antiga Sorocabana. “Foi muito marcante essa visita, porque a ferrovia está no DNA de minha família. Quando criança, viajava sempre pela Estrada de Ferro Sorocabana e a estação Júlio Prestes era o nosso destino, quando íamos de Itararé para São Paulo. Um marco na minha vida”, conta o associado, que lamenta a opção feita pelos governos militares por optarem pelo transporte rodoviário em detrimento das ferrovias, indo na contramão de todas as nações desenvolvidas do mundo.
José ressaltou a qualidade da programação do Programa da Afubesp. “É sempre interessante, pois além do aspecto cultural, temos a oportunidade de rever os colegas e fazer novas amizades”, completa.
Fotos: Junior Silva