Associada conta as dificuldades que tem encontrado na Cabesp
Afubesp abre espaço para que banespianos denunciem situações vividas na Caixa Beneficente (veja como ao final)
Não é de hoje que as reclamações sobre as negativas para remoção em ambulância e uso do “home care” chegam à Afubesp. Mas a situação vem se agravando ao que parece. Pelo menos, é o que ocorre com a banespiana Rosa Maria, que sentiu a diminuição de cobertura para sua mãe de 95 anos, que em 2018, depois de dois AVCs, passou a usar o home care e é totalmente dependente de inúmeros profissionais de saúde para ter qualidade de vida.
A prestação deste serviço foi iniciado com a VIP Home Care, que permaneceu até junho deste ano, quando sua mãe teve uma queda e fraturou a cabeça do fêmur. Foram dias no hospital para diagnóstico, cirurgia, mas com o final positivo e o retorno da paciente para casa.
Foi, nesse momento, que Rosa Maria ficou sabendo da mudança da prestadora VIP para Pronep Life Care. “Liguei para saber a cobertura da nova prestadora e notei os cortes na visita de enfermeira, sem médico, apenas três dias de fisioterapia por semana e apenas por um tempo”, comenta a banespiana, que contou ainda que descobriu que não haveria a continuação da assistência que tinha antes em relação à fonoaudiologia.
Desde então, ela trava uma verdadeira luta para manter a fisio e a fono em quantidades satisfatórias para a saúde de sua mãe. Até à ANS (Agência Nacional de Saúde) chegou a procurar e foi quando percebeu que a Pronep muitas vezes sequer encaminha os pedidos para a Cabesp.
Um dos episódios mais recentes de descontentamento com o plano, no entanto, se deu com o pedido negado de remoção de sua mãe sem nenhuma justificativa. “Na resposta da reclamação que fiz na ouvidoria colocaram apenas que, segundo o relatório médico que eu enviei e a análise da Pronep, o caso da minha mãe não se enquadra. Ela não tem visita de médico, nem de enfermeiro. De vez em quando, acho que uma vez por mês, ligam para saber como ela está. Aí falo a real situação. Será que o que digo é anotado?”, questiona a banespiana.
Na segunda, dia 10 de outubro, Rosa Maria levou sua mãe ao hospital para consultas e exames no período da manhã. O médico pediu a remoção para o retorno. Porém, já passava das 16h e nada havia sido feito. Rosa Maria e sua mãe seguiam aguardando a burocracia para voltarem para casa: “querem matar a paciente e a família”, desabafa.
Sua voz na Afubesp
Você também pode ter sua denúncia sobre dificuldades enfrentadas na Cabesp publicada aqui no site da Afubesp. Mas, antes disso, ela precisa percorrer todo o sistema interno de atendimento da Caixa Beneficente e não ter obtido êxito em nenhuma delas.
Comece registrando sua reclamação no Fale Conosco (www.cabesp.com.br/FaleConosco), onde devem ser indicados seus dados (cpf e email) e selecionado o tipo de atendimento, como solicitação ou reclamação, por exemplo. A Central de Atendimento é uma outra opção que fornece prazo para dar retorno.
Caso seu contato não resulte em resposta satisfatória ou não solucione a demanda, o próximo passo é entrar em contato com a Ouvidoria (www.cabesp.com.br/Ouvidoria)- um canal exclusivo para atender conflitos que não puderam ser resolvidos anteriormente. Nele, as respostas devem encaminhadas entre 7 e 30 dias úteis, dependendo da complexidade do caso.
Se nada funcionar, o associado ainda pode procurar a Afubesp no telefone (11) 3292-1744 para que a entidade faça a ponte com a Cabesp em busca de resolver as questões.
Apenas depois de todo esse caminho, a Afubesp está apta a registrar sua denúncia no site. Basta enviar e-mail para afubesponline@afubesp.com.br sinalizando no título da mensagem Denúncia Cabesp, onde pode mandar seu relato.