Associação participa de Jornada Internacional de Luta contra abusos do Santander

A Afubesp esteve na linha de frente da ‘Jornada Internacional de Luta Banco Santander’, realizada na quinta-feira, 26 de junho, em São Paulo. A atividade integrou um movimento simultâneo em diversos países da América do Sul – como Argentina, Chile, Uruguai e Peru – e denunciou os constantes abusos praticados pelo banco espanhol contra seus trabalhadores, aposentados e até mesmo clientes.
Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o protesto fez barulho na Torre Santander, sede da instituição no Brasil, onde mais de três mil empregados trabalham. A Afubesp, ao lado da Contraf-CUT, da UNI Américas e de sindicatos como os dos bancários de São Paulo, Guarulhos e Jundiaí, encabeçou as críticas à política do banco que lucra bilhões no país e retribui com demissões, terceirização, precarização e ataques à organização sindical.
Durante o ato, a presidenta da Afubesp, Maria Rosani, levou uma mensagem contundente em nome dos aposentados banespianos, duramente afetados pelas decisões do Santander. “O banco não respeita quem construiu sua história. Ataca os aposentados, desmonta a previdência complementar, ameaça a assistência à saúde e se recusa a dialogar. Estamos aqui para dizer basta! Chega de violência institucional contra os idosos!”, afirmou.
A Afubesp aproveitou o momento para reforçar sua campanha permanente contra a violência que o Santander comete contra os aposentados, denunciando o desmonte da Cabesp e do Banesprev, além do desrespeito histórico com os ex-funcionários do Banespa.
Onde há abuso, há resistência
Durante o protesto, foi lançada ainda a campanha “Santander, o exterminador de empregos”, iniciativa que visa denunciar publicamente o fechamento de agências, as demissões em massa e as terceirizações fraudulentas.
“O Santander é uma concessão pública e, como tal, deveria prestar um serviço de qualidade à população brasileira. Em vez disso, fecha agências, precariza o atendimento e promove o adoecimento dos seus funcionários”, destacou Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander).
Afubesp