Quarentena: Aproveite o tour virtual por museus de diversas partes do mundo

Usar a tecnologia para ampliar conhecimento e adquirir cultura é uma das armas poderosas disponíveis na atualidade para manter a mente sã e ativa em tempos de isolamento social. Que tal começar agora?
A Afubesp selecionou cinco lugares na Europa para conhecer pela internet, ou relembrar caso já tenha visitado, e ajudar seus associados a escolher qual deles deve estar na lista da próxima viagem. Lembre-se: fazer planos para o futuro deve estar entre as práticas para manter sua saúde mental em boas condições.
Dica 1 – Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Já que é Semana Santa, a primeira parada é em um dos museus mais visitados em toda a Itália. A Galeria dos Ofícios, em português, oferece aos internautas ver imagens em HD de várias de suas coleções contando as histórias de casa obra-prima. Entre elas, a coleção compostas por telas de vários artistas que contam a história da Páscoa. Clique aqui para ver.
Dica 2 – Musei Vaticani, Cidade do Vaticano
É possível fazer um passeio em 360° por alas famosas do museu (foto acima), como a Capela Sistina e a sala do Rafael Sanzio, arquiteto e pintor renascentista. Não é a mesma coisa que estar no local, é claro, mas também impressiona. Clique para conferir.
Dica 3 – Louvre, em Paris, França
Um dos maiores museus de arte do mundo, oferece visitas online gratuitas de algumas exposições mais importantes e populares. Você pode, por exemplo, navegar como se estivesse caminhando pelos corredores da Petite Galerie, um espaço dedicado à arte e à educação cultural, para conferir obras de arte de Delacroix, Rembrandt ou Tintoretto. Clique aqui para ir.
Dica 4 – Casa de Anne Frank, Amsterdam, Holanda
Nestes tempos de isolamento, providencial visitar também o Museu Casa de Anne Frank, a menina de origem judia que viveu com a família em um esconderijo por mais de dois anos para se proteger nos nazistas. É possível conhecer a sala onde ela ficou confinada durante a Segunda Guerra Mundial e assistir a diversos vídeos sobre sua vida e o diário que escreveu, já traduzido
em 70 línguas e publicado em mais de 60 países. Há sessão de realidade virtual, disponível em português, que pode ser aproveitada por quem tem esses óculos especiais. Clique aqui para conhecer.
Dica 5 – Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Reino Unido
Composto por obras coletadas pelos geólogos John Tradescant, William burchell, além de peças do museu Ashmolean, o Museu abriga peças das áreas de zoologia, a entomologia, a paleontologia e coleções minerais da universidade. É considerada a maior coleção de artefatos antigos desse tipo dentro de uma universidade. Clique aqui para caminhar pelo museu e aqui para ter mais informações sobre ele (em inglês)