Após reunião com o Santander, problemas ainda persistem no Vila
Representantes dos bancários estiveram reunidos com o RH Sindicais do Santander no dia 12 de junho para tratar de problemas relatados pelos trabalhadores das unidades Vila Santander Paulista (VSP), Vila Santander Empresarial (VSE) e Vila Santander Carioca (VSC). Na ocasião, após as partes debateram uma pauta de reivindicações que tratava, entre outros pontos, de horas extras forçadas durante o fim de semana para o pessoal de três setores – Ouvidoria, SAC 2º Nível e Núcleo de Inteligência e Prevenção a Fraude (NIPF) – e a questão dos gerentes digitais PJ atendendo oito horas com o headset, o movimento sindical arrancou do banco uma série de compromissos que, se cumpridos, contemplariam a maioria das demandas dos trabalhadores dos Vilas. Todavia, os problemas ainda persistem após um mês, sem perspectiva de melhoria, o que motivou nos últimos dias novas cobranças do Sindicato.
Trabalho aos fins de semana – Ouvidoria, SAC 2º Nível e NIPF
É um problema recorrente, que o movimento sindical sempre levou ao Santander. Desta vez, o banco garantiu, por meio da representante do RH, Fabiana, que nos três setores (SAC – 2º Nível, Ouvidoria e INPF) não existem horas extras obrigatórias – é de livre escolha do trabalhador fazê-las ou não aos fins de semana. No caso da opção pela hora extra, o funcionário pode escolher o fim de semana que trabalhará. O banco ainda afirmou que as horas extras não têm impacto na aderência.
Gerentes digitais atendendo 8 horas com headset
Já em relação aos gerentes digitais PJ que atendem oito horas com o headset, os dados apresentados pelo banco eram muito conflitantes dos obtidos pelos representantes dos trabalhadores. Há ainda divergências profundas quanto ao regime de atendimento, principalmente sobre a obrigatoriedade de o trabalhador estar disponível.
“O banco falou que os gerentes digitais PJ não atendem de headset o dia todo, mas não foi isso o que vários trabalhadores relataram ao Sindicato. O Santander, então, comprometeu-se a monitorar esse trabalho por meio de escutas, em um dia junto com os representantes dos funcionários que o banco tem de agendar. É bom lembrar que os trabalhadores das agências que atendem MEI (Micro Empreendedor Individual) e Negócios chegam a receber de 40 a 60 ligações por dia, o que afeta diretamente na questão da saúde e no cumprimento de metas, uma vez que eles não têm como atingir o número mínimo de ligações que eles devem realizar, pois têm de atender uma ligação após a outra”, enfatiza o dirigente da Afubesp Alberto Maranho, também bancário do Santander.
Descumprimento do acordo de call center
O RH Sindicais afirmou estar desenvolvendo um sistema que garantiria o cumprimento do acordo coletivo específico do call center. Em contato direto com os trabalhadores, contudo, dirigentes sindicais relataram ao banco que ainda não foram percebidas melhorias nesta relação, principalmente quanto aos prazos e o respeito às opções do trabalhador. O RH afirmou, também, que acabaria com o estoque de folgas referentes ao serviço prestado à Justiça Eleitoral em um ou dois meses.
Pesquisa De Satisfação (NPS)
O RH Sindicais informou que havia duas pesquisas com diferentes finalidades para medir a qualidade do atendimento do trabalhador e a imagem da instituição junto ao cliente. Os representantes sindicais apuraram que o trabalhador ainda tem dúvida em como os resultados dos levantamentos afetam ou não a sua avaliação pessoal.
“Em cruzamento com a apuração de queixas que chegaram ao Sindicato sobre o programa de “encantamento do cliente”, percebemos que o bancário está muito confuso. A dúvida é se o roteiro do “encantamento” afeta seu atendimento individual no ponto de vista da expectativa do cliente. Temos ainda a reclamação da obrigatoriedade do roteiro de “encantamento” e o conflito com o TMA (Tempo Médio de Atendimento). Como mantê-lo e cumprir o roteiro imponto uma situação estressante ao trabalhador, sem possibilidade satisfazer as duas exigências: encantar e manter o tempo de atendimento?”, indaga o dirigente Alberto Maranho.
Almoço no VSP e mudança de endereço do Digital
O movimento sindical continua ainda aguardando resposta da direção do Santander sobre as questões do almoço no VSP (com mais opções para se servirem mais rápido e com valores mais acessíveis aos trabalhadores) e da mudança de endereço do Digital.
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região