Anapar reforça luta em defesa do pessoal do Plano V
Na manhã desta quarta-feira, dia 17, os diretores da Afubesp e integrantes da CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa) receberam a presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Claudia Ricaldoni, para tratar exclusivamente sobre o Plano V do Banesprev, que abrange os colegas pré-75 do Banespa.
Durante a reunião, Claudia disse que após estudar os documentos encaminhados pela CNAB sobre toda a questão dos pré-75 – principalmente no que diz respeito ao achatamento das complementações provocadas pelo Santander quando congelou os reajustes dos aposentados – ela descobriu diversos problemas que foram iniciados em 1977/78, quando o Banespa já agia como plano de previdência inadequadamente.
“No decorrer dos anos, uma sequência de fatos foi agravando a situação do pessoal pré-75”, explicou a presidente da Anapar, que abraçou a causa dos banespianos do Plano V e irá procurar a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e o Ministério da Previdência Social para colaborar no que for possível com a luta do segmento.
A reunião serviu para reforçar a parceria da Afubesp com a Anapar, que já está colaborando com a luta do pessoal do Plano II pelo resgate do serviço passado e contra o déficit.
>>> Veja o vídeo
Participaram do encontro, os diretores da Afubesp, Walter Oliveira, José Reinaldo Martins, Wagner Cabanal, Maria Rosani, Camilo Fernandes, Oliver Simioni, Sérgio Zancopé, Alfredo Rossi, estes três últimos que também são integrantes da CNAB.
Érika Soares – Afubesp
Foto: Camila de Oliveira