Anapar realiza 1º Seminário de Participantes de Fundo de Pensão em São Paulo
Evento esclareceu a importante atuação da entidade em defesa dos participantes de fundos de pensão em órgãos do setor
Representantes de mais de 60 entidades de defesa do trabalhador do Estado de São Paulo e do Brasil prestigiaram o 1º Seminário de Participantes de Fundo de Pensão da Anapar, regional São Paulo, realizado no Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no dia 19 de julho. A abertura do evento contou com a participação da presidente da Anapar (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão), Cláudia Ricaldoni, da secretária-geral do sindicato, Raquel Kacelnikas, e do consultor da Globalprev Wanderley José de Freitas.
Na oportunidade, todos participantes puderam conhecer e obter informações sobre as ações da associação, entidade atuante nas questões de previdência complementar, desde 26 de maio de 2001.
Para Cláudia, é sempre importante lembrar da fundação da entidade. “A Anapar foi criada com a organização e a luta dos participantes em prol da previdência complementar”, relembra. “Hoje somos uma entidade com mais de 12 mil associados, constituída por nove regionais, com 15 diretores”, comenta.
São várias as suas frentes de atuação, entre elas está a participação no Conselho Nacional de Previdência Privada Complementar (CNPC), órgão regulamentador do Ministério da Previdência Social. “Conseguimos incluir através do conselho uma normativa que comunica aos participantes todas alterações feitas nos estatutos e regulamentos dos planos”, ressaltou a presidente.
Formação
O seminário foi dividido em módulos. Na parte da manhã, o consultor da Globalprev (prestadora de serviços em assessoria atuarial), Wanderley José de Freita explanou sobre a formação do dirigente sindical e dos conselheiros eleitos em fundos de pensão para conhecimentos específicos nas esferas de previdência complementar. “Hoje temos uma inserção limitada nos órgãos gestores, somos 1/3 de representatividade nos conselhos para acompanhar e propor no sistema”.
No período da tarde foi apresentada aos participantes do seminário a AnaparPrevi (plano de previdência complementar da Anapar), bem como fornecidas mais explicações sobre os aspectos jurídicos e o papel da entidade no CNPC e na CRPC (Câmara de Recurso da Previdência Complementar), fornecidas pelos dirigentes da Anapar: vice-presidente e representante da entidade no CNPC, José Ricardo Sasseron, pelo diretor de seguridade e representante da entidade na CRPC, Antônio Bráulio, e pelo advogado Ricardo de Guimarães.
O evento foi prestigiado por dirigentes da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, como Paulo Salvador, Rita Berlofa, Maria Rosani, Camilo Fernandes, Wagner Cabanal, Shisuka Sameshima, José Reinaldo Martins, Mário Raia e José Aparecido Da Silva (Chocolate).
Texto e foto: Camila de Oliveira – Afubesp