Alteração na cobrança da mensalidade da Cabesp preocupa entidades

Decisão recente da Cabesp tem preocupado entidades representativas dos trabalhadores e aposentados. No dia 11 de fevereiro, foi realizado o distrato da operação de debitar em folha o valor das mensalidades da Caixa Beneficente junto ao Banesprev. Com isso, os associados terão suas mensalidades debitadas diretamente das contas correntes. A medida começa a valer a partir de 18 de abril.

A diretoria da Cabesp alega que a deliberação, tomada em reunião do final do mês de janeiro e com o aval da diretoria eleita, foi devido à suspensão do Fundo de Pensão de cerca de 900 benefícios por falta de recadastramento e, consequentemente, o repasse das contribuições da Cabesp.

Para a Afubesp tal medida trará enormes prejuízos à parcela dos associados, que se encontram inadimplentes com o Santander, pois quando o crédito relativo à complementação da aposentadoria é depositado na conta corrente, o banco priorizará seus produtos e só depois fará os outros pagamentos. E ainda, essa alteração no pagamento exime a Cabesp de qualquer responsabilidade, podendo fazer com que os associados sejam desligados do plano em até 60 dias. O mais importante é garantir o atendimento de todos.

Em resposta ao questionamento do eleito do Conselho Fiscal sobre o assunto, de email encaminhado em 26 de fevereiro a presidenta da Caixa Beneficente, Maria Lúcia Valle, disse que conseguiu com o Santander, que “o processamento do débito da Cabesp seja simultâneo ao da folha do Banesprev, tendo prioridade em relação aos outros débitos.”

A associação olha com desconfiança essa afirmação e questiona: “Há algum documento assinado pelo banco que garante tal prioridade?”

Autorização dos débitos

Outro ponto que preocupa é o fato de que, por conta da resolução 4.649/2018 do Banco Central, é necessária autorização do usuário para realização de débito em conta. É enorme a chance de muita gente ignorar essa normativa, esquecer de autorizar ou, simplesmente não saber como fazer isso.

E, caso não seja autorizado o débito, o associado se torna inadimplente. E todos sabem que, com apenas 60 dias sem pagamento, ele é excluído da Cabesp.

Sem conversa

A Afubesp também ressalta o erro dos eleitos na diretoria que, ao invés de defender os banespianos, votaram com a Cabesp sem debater o assunto com as entidades de representação. Além disso, pede que o caso seja reanalisado pela Diretoria Executiva e, juntamente com o Banesprev, a fim de encontrar solução para manter o débito da Cabesp na folha de pagamento como sempre foi feito.

Atendimento deficitário do Banesprev

A suspensão dos 900 benefícios do Banesprev, que impactou o pagamento da Cabesp no início deste ano, pode ser resultado do atendimento deficitário do Fundo de Pensão para elucidar os participantes sobre a prova de vida.

A Afubesp recebe constantemente reclamações de pessoas dizendo que não conseguem falar na Central de Atendimento para realizar o recadastramento. Além disso, embora a exigência da atualização de dados tenha começado em 2018, ou seja há 1 ano, ainda havia até recentemente quem não sabia sobre esse procedimento obrigatório.

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Notícias Videos

Respostas de 2

  1. Olá,
    Boa tarde,
    Meu pai (Felix Bezerra Sandes) faleceu em dezembro e fizemos as documentações referentes a continuidade da utilização da cabesp para minha mãe, a qual está utilizando, porém com o compromisso de que assim que sair a carta de concessão pelo INSS, mandarmos para a cabesp, a qual ainda não temos em mão e sem data estimada, muito menos o salário como beneficiária de meu pai, como proceder para pagamento da fatura do convênio?

    1. Cristiane, Bom dia!

      Minha sugestão é que você encaminhe um email para cabesp no “fale conosco”, e explique o ocorrido e que vc precisa começar a contribuir para a cabesp, para que não ocorra a exclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *