Agência do Santander em Americana (SP) é atacada duas vezes numa semana
A agência do Santander, localizada à Avenida Campos Salles, na Vila Jones, em Americana (SP), foi alvo de ação criminosa pela segunda vez em uma semana. A diferença é que desta vez a quadrilha conseguiu explodir dois terminais da sala de autoatendimento. Na semana passada, os explosivos falharam.
A explosão dos caixas foi comunicada à Polícia Civil às 7h20 desta quinta-feira (2). A Gama (Guarda Municipal de Americana) foi acionada para atender a ocorrência, mas quando chegou ao local encontrou apenas dois caixas eletrônicos danificados pela detonação de explosivos.
Não foi informado o valor levado pelos criminosos. Essa quantia será informada pela gerência do estabelecimento bancário ao 1º Distrito Policial, onde o caso será investigado.
Esse é o segundo ataque a mesma agência bancária em oito dias. Na madrugada do dia 25, criminosos tentaram explodir os terminais, mas o pavio falhou e apagou antes da detonação. Assim, a quadrilha fugiu deixando os artefatos instalados na boca do caixa. A Polícia Militar e o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram acionados e retiraram os explosivos.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 11h do dia 25, um cliente que foi até à agência percebeu a tentativa de arrombamento dos caixas e avisou o Copom (Comando de Operações da Polícia Militar).
No local, os soldados encontraram uma “banana” de dinamite encaixada em um dos três caixas eletrônicos da agência. Outros dois terminais estavam danificados. Policiais encontraram também uma picareta e um cabo de madeira deixados pelos assaltantes.
A suspeita é de que os bandidos teriam tentado estourar os terminais com a dinamite, mas houve problemas com o pavio. Como a ação não deu certo, eles usaram as picaretas. Nos caixas, havia buracos e marcas de batidas.
Segundo caso – O caso desta quinta-feira na agência do Santander é o segundo ataque com explosivos em estabelecimento bancário em 2014. O primeiro registro na RPT (Região do Polo Têxtil), assim como aconteceu no ano passado, ocorreu em Americana nos primeiros 20 minutos do dia 1º.
Na última quarta-feira, a quadrilha aproveitou o barulho dos fogos de artifício em comemoração ao Ano Novo para explodir um caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado em uma das unidades de um supermercado no Vale das Nogueiras.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu aos 18 minutos de quarta-feira (1º), enquanto ainda era realizada a tradicional queima de fogos da virada do ano. Os bandidos quebraram o cadeado do prédio, invadiram o local e explodiram os terminais.
Até a tarde desta quinta, a polícia não sabia ainda quanto havia sido levado do caixa. No local do crime foram apreendidos um pé de cabra e aproximadamente R$ 42 mil que a quadrilha deixou para trás.
O Liberal