“Afubesp Saúde em Foco” completa um ano de consultoria exclusiva sobre Cabesp com boa avaliação dos associados
Questões relacionadas ao atendimento da Cabesp são sempre motivo de aflição aos colegas porque envolvem a questão de maior urgência que há: a saúde tanto dos sócios quanto de seus entes queridos. Por isso, a Afubesp idealizou e colocou em prática o serviço “Afubesp Saúde em Foco” que, desde junho do ano passado, realiza o atendimento de centenas de associados por meio de Whatsapp ou presencialmente.
Só no mês de maio foram abertas 49 novas demandas, em sua maioria sobre autorização e rede credenciada. Somados todos os atendimentos entre junho de 2023 e maio de 2024, totalizam-se 309 casos.
Quem acompanha tudo isso é Regiane Amorim, profissional gabaritada com experiência de mais de vinte anos em saúde suplementar nas áreas de plano de saúde, ouvidoria e análise de dados. Todos os contatos são acompanhados diariamente em todas as etapas do processo. Os assuntos mais frequentes dizem respeito à rede credenciada, autorizações, subsídio e reembolso – só para citar alguns temas.
O resultado desse trabalho minucioso e importante vem em forma de agradecimento dos associados. “Agradeço a Afubesp por intermediar que minha esposa fosse operada depois de dois meses e oito dias internada. Teve alta e agora se recupera em casa. Obrigado”, relatou o associado R. (a inicial visa proteger a privacidade dos sócios), que enfrentava problemas com autorização de procedimento cirúrgico.
Para as pessoas mais fragilizadas, esse auxílio cria as pontes necessárias para buscar soluções. É o caso da associada D.T., que necessita de fisioterapia. “Consegui as sessões e estão me atendendo de segunda a sexta-feira. Graças a Deus e a ajuda de vocês”, agradece. Já C., moradora do Rio Grande do Sul, afirma que irá divulgar o canal aos colegas da região sempre que necessário. “Nota máxima para o bom atendimento e funcionamento deste departamento”, destaca.
O atendimento não se restringe aos sócios de São Paulo, uma vez que a consultora recebe mensagens de pessoas do norte ao sul do país que relatam os mais variados entraves. Essa troca também desmistifica jargões que fazem parte do universo dos planos de saúde e pode embaralhar ainda mais a cabeça de quem tem urgência. “É muito frequente ver associados que se deparam com siglas
indecifráveis, fazendo uma coisa simples em um bicho de sete cabeças”, afirma Regiane.
Ela lembra, ainda, que há uma barreira extra para alguns associados sem familiaridade com as novas tecnologias. Muitos deles precisam acessar solicitações como o reembolso ou pedido de subsídio no site da Cabesp e não conseguem. O intuito do ‘Saúde em Foco’ não é ser uma central de atendimento, mas sim entender a real necessidade das pessoas e humanizar os chamados. “Só a partir do bom entendimento, podemos buscar uma solução”, completa Regiane.
Uma observação importante: o serviço veio para somar e auxiliar na resolução dos problemas individuais, não substituindo os canais oficiais da Cabesp, conforme lembra Mario Raia, secretário-geral da Afubesp. “Ressalto aos sócios que o primeiro passo de todos é procurar a Cabesp por meio do Fale Conosco (0800 722 2636), guardando o protocolo”, diz.
Precisa tirar dúvidas? Conte conosco
O atendimento está disponível para associados da Afubesp, em horário comercial (9h às 17h), por meio do WhatsApp (11) 96398-1106, e-mail – o saudeemfoco@afubesp.com.br – ou presencialmente, com horário marcado, na sede da Afubesp (Rua Direita, nº 32 – 2º andar). O agendamento terá de ser feito com antecedência pelo WhatsApp ou e-mail citados.
Se possível, informe já no primeiro contato o número de sua matrícula.
Você sabia? Cabesp tem serviço de reembolso digital
Um dos assuntos mais sensíveis aos associados, o reembolso pode ser acessado pelo site (www.cabesp.com.br). Para evitar problemas posteriores, há a opção da prévia de reembolso, funcionalidade disponível no item “Listar Prévias de Reembolso”, na área logada do Portal. Assim, o usuário tem mais transparência e pode decidir sobre procedimentos antes mesmo de pagar ao prestador de serviço.
A Caixa Beneficente destaca aos associados três pontos. O primeiro é a verificação se o procedimento ou despesa tem cobertura do plano antes de pagar, a fim de evitar surpresas desagradáveis como ter o reembolso negado, seja por falta de cobertura ou divergência de informações.
Com a funcionalidade é possível verificar o histórico completo e detalhado de pedidos de reembolsos. As informações ficam disponíveis do momento da solicitação até a aprovação
ou recusa. Para solicitar, siga o passo a passo: acesse o reembolso digital no site ou aplicativo da Cabesp. No menu lateral esquerdo, clique em “Prévia de Reembolso” e preencha as informações solicitadas. Verifique os dados e, se estiver tudo certo, clique em “enviar”. Desse momento em diante, a Caixa tem até cinco dias úteis para responder a solicitação.
Importante ressaltar que o valor da prévia é um cálculo estimado e poderá sofrer alterações após a efetiva análise da solicitação, e não garante o pagamento do valor estimado. Para fechar, guarde todos os recibos e notas fornecidas pelos prestadores de serviço, ficando sempre atento à idoneidade dos valores informados – evitando fraudes e problemas desnecessários.
Letícia Cruz – Afubesp