Afubesp promove mês de comemoração aos 40 anos da entidade
Ao longo dos próximos dias, a Afubesp começa uma série comemorativa por um motivo mais que nobre. No dia 21 de junho deste ano, a associação completa 40 anos de existência, resistência, lutas e vitórias. E não falta história para contar: não bastasse a entidade ter sido protagonista na guerra contra a privatização desde o primeiro momento, continuou unindo e reunindo banespianos ao longo das décadas.
Todavia, a caminhada da associação não começou por aí. A Afubesp foi criada para fortalecer as lutas dos funcionários do conglomerado Banespa e Cabesp, unindo-se às atividades sociais, salariais, políticas e de melhoria de condições de trabalho dos banespianos junto aos sindicatos e federações. Tornou-se em pouco tempo uma entidade referência, respeitada pelos bancários – que ali encontraram um local de congregação e unidade. Quantos seminários, Encontros nacionais e regionais e Congressos fazem parte dessa trajetória? Representantes que até hoje seguem no front e ligados às perigosas ações do Santander têm muito a contar e ensinar para todos, especialmente a quem prega hoje a desunião.
São estes passos que iremos rememorar neste período, por meio de textos, vídeos, pílulas em redes sociais, entre outros materiais. A edição nº 140 do Jornal Afubesp, coincidentemente, será uma publicação especial para comemorar o quadragésimo aniversário da associação, trazendo consigo o logotipo que marca a data (este que ilustra a matéria). Ele reflete o olhar para o futuro, sem esquecer o passado, além de reforçar a integração e o que a entidade sempre foi: uma associação para todos e todas.
Referência ao passado com olhar para o que virá
São muitas as histórias pra contar. Quando a associação completou 30 anos, em 2013, relembramos sobre as inesquecíveis integrações esportivas e culturais do Banespa. Não há como negar que o companheirismo sempre foi – e acreditamos que sempre será – a marca dos banespianos. Anos depois de extintos esses saudosos eventos, ainda encontram-se formas de reunir os colegas. O Programa Qualidade de Vida promove, há 16 anos, encontros entre banespianos que ou trabalharam juntos, ou se conheceram durante as dezenas de atividades culturais que ocorrem mensalmente – formando, inclusive, amizades duradouras. Mesmo durante a pandemia, deu-se o jeito de não abandonar o projeto, que ocorreu virtualmente com palestras e até mesmo aulas. A Afubesp segue moldando-se ao que há de novo, sem perder sua essência.
Não há de se esquecer de um importantíssimo instrumento, que se tornou marca para a entidade: sua comunicação. Nos períodos de campanha salarial, e especialmente quando se viu o perigo da privatização, a Afubesp chegou a imprimir suas publicações diariamente, reunindo informações de toda a sorte, das idas à Brasília até chamados para assembleias, sem esconder reivindicações políticas. Sempre ligada à cultura – muitos dos banespianos encontraram no esporte e na arte uma ocupação graças à exemplar política do Banespa à época -, já foram publicados jornais especialmente voltados ao tema, o “Afubesp Cultural”. Ao ser tema na grande mídia a respeito da privatização, as principais fontes vinham sempre da Afubesp.
Comunicar-se com a categoria é fundamental para vencer as batalhas, tal como adaptar-se ao longo dos tempos. Hoje, o mensal Jornal Afubesp sintetiza tudo isso: grande atenção às movimentações sobre Cabesp e Banesprev, luta sindical, utilidade pública, cultura, entre outros temas imprescindíveis a quem deseja estar por dentro do que lhe interessa. Tudo isso sem parar no tempo, sempre reformulando seus informativos, e, atualmente, com a mão da tecnologia das redes sociais.
Fique atenta (o) aos próximos materiais – virtuais e impressos – que ajudarão a contar essa aguerrida história inegavelmente construída com base no diálogo, no suor e na união para defender e representar os interesses dos seus associados.
Afubesp