Afubesp presta sua última homenagem ao banespiano Luiz Gushiken
Afubesp lamenta a morte de Luiz Gushiken, de 63 anos, na última sexta-feira, dia 13. Desde 2002, ele tratava um câncer no estômago.
O bancário, que era aposentado pré-75 do Banespa, fez parte da diretoria da Afubesp por várias gestões e presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo nos anos de 1985 e 1986, quando se elegeu deputado federal constituinte, ajudando a construir a Constituição Cidadã de 1988 durante a redemocratização do Brasil.
Gushiken liderou a maior greve nacional dos bancários, defendendo os trabalhadores por melhores condições de trabalho e salários mais justos, conquistando vitórias importantes para a categoria, como o tíquete-refeição e o auxílio-creche/babá, até hoje um direito assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Ele também participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Nas questões específicas dos banespianos, é importante destacar que ele foi o precursor da tese do serviço passado do Plano II, em 1998, alertando os diretores eleitos do Banesprev na época Wagner Pinheiro e José Roberto Siqueira sobre o assunto.
Mais recentemente, deu novamente sua contribuição aos colegas do Plano II quando solicitou aos seus ex-sócios que colaborassem com a Afubesp na elaboração da denúncia sobre o serviço passado, que foi protocolada na Previc em novembro de 2009.
“Por intermédio de Gushiken tivemos a colaboração do consultor especialista em assuntos previdenciários Wanderlei de Freitas. Este trabalho acabou sendo usado como base na inicial da ação coletiva sobre o serviço passado que ajuizamos no início deste ano”, lembra o secretário-geral da entidade, Walter Oliveira.
Érika Soares – Afubesp
Foto extraída da Rede Brasil Atual
Leia mais:
Gushiken conduziu a despedida com a dignidade com que tocou a vida