Afubesp participa de homenagem ao Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul no parlamento gaúcho
Na última segunda, dia 17 de novembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageou os 90 anos de muitas lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul. A cerimônia foi realizada na sala da presidência da Casa, reunindo lideranças políticas, dirigentes do Sindicato e o ex-presidente Ansélio Brustolin, diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, da Fetrafi-RS, da Contraf, CUT-RS e representantes da Afubesp.
A iniciativa foi do presidente do Parlamento gaúcho, deputado Pepe Vargas (PT). “O sindicato sempre esteve de portas abertas para os movimentos sociais, para as conferências de saúde e para todas as iniciativas em defesa dos trabalhadores”, afirmou.
Pepe também destacou a relevância das mulheres no movimento sindical de Caxias do Sul, citando a bancária Gismunda Pezzi que, em 1937, assumiu a presidência do sindicato, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo no estado.
A placa comemorativa foi entregue ao colega banespiano Nelso Antônio Bebber, um dos coordenadores do Sindicato. Ele agradeceu e fez um resgate histórico da contribuição da categoria à sociedade e das dificuldades enfrentadas atualmente com a precarização das relações de trabalho e a terceirização dos serviços.
“O sistema financeiro deve ser pensado pelo viés da justiça e da produtividade”, defendeu Nelso. “O projeto de futuro do sindicato é colocar os trabalhadores em movimento, para que descubram o sentido da luta, renovem a solidariedade, descubram a força social e política e passem a acreditar na possibilidade da justiça e da igualdade”, afirmou.
Após a cerimônia, um almoço de confraternização foi servido no salão de festas do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, com a presença de vários colegas aposentados do Banespa, privatizado pelo governo FHC em 20 de novembro de 2000.
“Sou testemunha de importantes lutas travadas pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul ao longo da sua história, como nas campanhas salariais da categoria, na resistência à privatização do Banespa, na manutenção da Cabesp e do Banesprev e na defesa da democracia”, salienta o diretor da Afubesp, Ademir Wiederkehr.
O conselheiro emérito da Afubesp e diretor da Fetrafi-RS, Paulo Stekel, ressaltou que “o sindicato representa 16 municípios da Serra Gaúcha e ajudou muito na construção da unidade nacional da categoria, que resultou na convenção coletiva dos bancários, referência para a classe trabalhadora”.
Afubesp








