Afubesp participa da reunião do Comitê Executivo da UNI Américas Finanças

Os bancários e bancárias de 12 países das Américas participaram, entre os 13 a 15 de agosto, da reunião do Comitê Executivo da UNI Américas Finanças. O evento, organizado pela UNI Global Union – sindicato mundial de serviços, debateu a conjuntura mundial, os ataques aos direitos dos trabalhadores do continente, a digitalização, o futuro do mundo do trabalho e o que fazer para manter a qualidade dos empregos no sistema financeiro.
No primeiro dia do evento, 13 de agosto, foram convidados técnicos da academia e do movimento sindical para trazer dados e informações sobre a digitalização no sistema financeiro, inteligência artificial, proteção de dados dos trabalhadores e novos direitos, para ajudar no debate da estratégia de resistência no continente.
O segundo dia, 14 de agosto, começou com manifestação internacional na frente da sede do BBVA Colômbia. Logo depois foram iniciadas as reuniões das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, por bancos. A Afubesp participou da reunião da Rede Santander, onde foi debatido o difícil momento e a decisão de avançar a organização na direção de construir uma Rede Sindical Mundial do Santander.
No dia 16 foi realizado um ato Sindical dentro do Banco Republica por demissões sem justa causa, das 8h45 às 12h. Contou com a presença dos sindicatos internacionais.
Também participaram do evento Rita Berlofa, presidenta mundial da UNI Finanças e dirigente da Afubesp, Angelo Di Cristo, chef mundial da UNI Finanças, Márcio Monzane, diretor Regional UNI Américas, Guillermo Maffeo, diretor Regional UNI Américas Finanças, Anna Harvey, coordenadora Uni Finanças e Trevor Jonhson, segundo vice-presidente UNI Américas Finanças.
Informações Contraf-CUT
Imagem: Contraf-CUT